Documento sem título






     Notícias






Docentes das estaduais baianas em estado de greve conquistam reunião com governo



Como resultado da forte mobilização do movimento docente por maior orçamento às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o governo do estado confirmou reunião com o Fórum das Associações Docentes (ADs), nesta sexta-feira (24) às 10h, na Secretaria Estadual da Educação (SEC). O Fórum congrega representantes das Seções Sindicais do ANDES-SN das quatro universidades estaduais baianas - Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Estadual de Feira de Santana (Uefs), Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Estadual de Santa Cruz (Uesc), que já decretaram estado de greve.

No dia 8 de abril, após quatro meses de silêncio e descaso do governo do estado, os docentes conseguiram a primeira reunião com o governo, após a comunidade acadêmica das Ueba ocupar a entrada da SEC com mais de 500 manifestantes. Apesar da reunião, não houve avanços relacionados ao item central da pauta de reivindicações, ou seja, o aumento do repasse orçamentário para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI).

Alexandre Galvão, 3º secretário do ANDES-SN, afirma que o Fórum das ADs espera que o governo apresente propostas concretas na reunião de sexta-feira, considera central pelo movimento. Além do debate orçamentário e do reajuste linear, o movimento docente quer, segundo ele, discutir direitos trabalhistas. “Queremos discutir também as condições de promoção e progressão, de mudanças de regime de trabalho e de ampliação do quadro para que possa haver promoção e progressão. Caso nossas propostas não sejam efetivadas, a expectativa é de greve”, afirma o docente.

As próximas assembleias que poderão definir a radicalização do movimento acontecerão nas quatro estaduais da Bahia, entre 4 e 8 de maio. Os professores ressaltam que estão abertos ao diálogo, mas não à enrolação. As Ueba convivem com sucateamento, precarização, falta de verbas, déficit no quadro de vagas de docentes e técnicos, ausência de permanência estudantil, atrasos nos pagamentos de bolsas-auxílio e serviços terceirizados.

*Edição de ANDES-SN e imagem de Aduneb-SSind.


Fonte: Aduneb-SSind



Galeria de Fotos