Documento sem título






     Notícias






Greve unificada entra em pauta na Assembleia Geral dos docentes da Ufam nesta quinta (16)



Mobilização e construção da greve unificada. Esse é um dos pontos de pauta da Assembleia Geral (AG) dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), marcada para esta quinta (16), às 15h30, na sede da ADUA, no Campus Universitário. A instância deliberativa vai discutir ainda a defesa do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) como legítimo representante da categoria e a campanha salarial unificada dos Servidores Públicos Federais (SPFs).

A discussão sobre a possibilidade de deflagração da greve da categoria atende à deliberação do ANDES-SN, tomada durante reunião do Setor das Federais, no fim de março. Durante o encontro, os representantes das seções sindicais aprovaram uma agenda de mobilização, com a realização de uma rodada de AGs no período de 15 a 24 de abril, dando destaque à construção de um movimento paredista articulado com outras categorias do serviço público federal.

O resultado das AGs será avaliado na próxima reunião do Setor das Federais, agendada para os dias 25 e 26 de abril, em Brasília. A indicação da diretoria da ADUA é que os docentes lotados nas unidades fora da sede da Ufam (Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins) também realizem assembleias e encaminhem a deliberação à sede da seção sindical até o dia 23 deste mês.

“Diante das ameaças do governo às instituições Federais de Ensino Público, haja vista o corte orçamentário de R$ 7 bilhões subtraídos da educação pública, nossa alternativa é lutar ou lutar! A mobilização dos professores da Ufam soma-se à luta de todos os trabalhadores”, diz trecho de documento contendo a agenda elaborada pela diretoria da ADUA.

Os docentes lutam também por melhores condições de trabalho, garantia de autonomia às universidades, reestruturação da carreira do magistério federal e valorização salarial entre ativos e aposentados.

Luta unificada

A pauta conjunta dos SPFs, lançada em fevereiro deste ano, inclui ainda a correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; índice linear de 27,3%; estabelecimento da data-base em 1º de maio; direito de negociação coletiva; bem como a retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos trabalhadores; a revogação do Funpresp e da Ebserh; a extinção do fator previdenciário, entre outros.

Indicativo de greve aprovado

A articulação dos servidores da Ufam ganha força com o reinício do período letivo. Na última quarta-feira (8), os técnico-administrativos da instituição aprovaram a proposta de indicativo de greve para maio deste ano. A decisão, entretanto, foi tomada em caráter de flexibilização, podendo acompanhar o que for decidido durante o 22º Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Confasubra), previsto para ocorrer de 4 a 8 de maio, em Poços de Calda (MG).

Imagem: Arquivo ADUA

Fonte: Adua



Galeria de Fotos