Documento sem título






     Notícias






Três universidades estaduais baianas aprovam estado de greve



Os docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram, em assembleias realizadas na terça (24) e na quarta (25), estado de greve e paralisação no dia 8 de abril. Os docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) têm assembleia na próxima terça (31).

O estado de greve e a paralisação do dia 8 de abril foram indicativos da última reunião do Fórum das Associações Docentes (ADs), que reúne as entidades dos docentes das quatro universidades estaduais da Bahia. Os professores criticam o governo estadual por não responder as demandas do movimento, como a destinação de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das universidades, o projeto de lei antes acordado para desvinculação de vagas por classe e ampliação do quadro docente.

Além de não destinar as verbas necessárias para o funcionamento das instituições, o governo tem imposto reduções na rubrica de manutenção, investimento e custeio. Os cortes de 2014 e 2015 representam cerca de R$ 19 milhões para as universidades estaduais baianas. Tal situação interfere diretamente no andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Não há recursos para aulas de campo, pagamento das bolsas, dos fornecedores e dos funcionários terceirizados, dentre outros problemas.

Alexandre Galvão, 3º secretário do ANDES-SN, afirma que o estado de greve é a resposta dos professores ao governo, que se recusa a negociar com os professores e a discutir a pauta protocolada pelo movimento docente em novembro de 2014. “Queremos mais verba para as universidades, reposição inflacionária nos salários e que o governo para de travar as promoções da carreira, entre outros pontos”, aponta o diretor do Sindicato Nacional.

Galvão ainda lembra da importância que terá o ato marcado para o dia 8 de abril. “O ato será para reivindicarmos nossos direitos, mas também para, junto a estudantes e servidores, lançarmos o Comitê Estadual de Educação conforme deliberado no I Encontro Nacional de Educação (ENE)”, diz. O ato será realizado em Salvador, e partirá da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para a Secretaria Estadual de Educação.

Reitoria da Uesb ocupada

Os estudantes da Uesb ocuparam a reitoria da instituição na manhã dessa quinta-feira (26). A ocupação acontece por conta de uma série de medidas anunciadas na quarta-feira (25) para contenções de despesas. Entre os itens estão a redução de verbas para assistência estudantil, extensão e pesquisa, além da demissão de terceirizados

Imagem de AdufsBA-SSind. Informações de Blog do Anderson
 

Fonte: ANDES-SN



Galeria de Fotos