Documento sem título






     Notícias






Estudantes da Universidade Federal de Alagoas protestam pelo pagamento de bolsas



Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou manifestação na manhã desta quarta-feira (11) para exigir o pagamento das bolsas do mês de janeiro. Segundo a Pró-Reitoria de Estudantil (Proest) da universidade, cerca de 1300 estudantes não receberam seus benefícios e não há previsão de regularização dos pagamentos, que dependem de repasse do Ministério da Educação (MEC). Na Ufal, o valor das bolsas é R$ 400,00.

Tiago Leandro da Cruz Neto, 2º vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN, afirma que a situação dos estudantes bolsistas da Ufal é problemática. “Não há recursos do governo. Houve o corte de orçamento, foi dito que ele não afetaria a educação, mas já está afetando”, ressalta o docente.

O professor cita ainda outro problema dos bolsistas da Ufal. “É exigida a contrapartida de parte desses estudantes para que recebam as bolsas. Mas não é contrapartida em pesquisa e extensão nas áreas estudadas, e sim a realização de trabalho administrativo e burocrático da universidade”, critica Tiago. Segundo o docente, a substituição de servidores técnico-administrativos por bolsistas é uma clara demonstração da precarização do trabalho nas universidades.

A pedido dos bolsistas, a Ufal suspendeu as atividades de contrapartida deles até a regularização dos pagamentos.

Imagem: Pedro Neto

Fonte: ANDES-SN



Galeria de Fotos