Documento sem título






     Notícias






Docentes das universidades estaduais do Ceará em greve realizam atos públicos



Em greve unificada desde setembro, os docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) intensificam a mobilização com diversos atos no estado. Nesta quinta (16), participam de uma marcha na Praça Siqueira Campos, no município de Crato, para cobrar do governo estadual o cumprimento do acordo que pôs fim à greve anterior, em janeiro de 2014. No mesmo dia, os docentes esperam a votação da regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Docentes (PCCV) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alec).

De acordo com um dos coordenadores do Setor das Instituições Estaduais De Ensino Superior (IEES) do ANDES-SN, Epitácio Macário, os atos públicos nas principais cidades do Ceará são importantes para dialogar com a população e pressionar o governo a atender as exigências dos docentes.

Entre as reivindicações estão a contratação de professores efetivos nas universidades; a expansão da estrutura do campus da Uece, em Itapipoca; e a realização de concursos para professores efetivos. “Os professores querem a realização de um concurso público imediato para a contratação de 577 docentes, acertado no acordo de janeiro”, disse Macário. Os docentes aguardam a nomeação de 31 professores aprovados em concurso público.

Os professores também se queixam ainda da falta de autonomia e de investimentos nas universidades que, segundo eles, não chegam a 3% dos 5% do orçamento do estado para as Universidades. Desde o ano passado, foram enviadas para a Alec as Propostas de Emendas Orçamentárias para 2014, porém elas não entraram em votação.

Na terça (14), os professores da Uece promoveram atividades culturais na praça da rotatória do campus do Itaperi. Já nesta quarta-feira (15), realizaram um ato público em Sobral, com o objetivo de divulgar a pauta da greve para a população e pressionar o governO a atender as reivindicações dos professores.

*Com informações do Sinduece

Fonte: ANDES-SN



Galeria de Fotos