Documento sem título






     Notícias






Acidente de trânsito na Ufam deixa quatro estudantes feridos



Um acidente na estrada do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por volta das 13h desta terça-feira (12), envolvendo um veículo modelo Siena, deixou quatro estudantes feridos, todos do curso de História.

Eles receberam os primeiros atendimentos de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram encaminhados ao Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio e ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Coroado, ambos na zona Leste de Manaus. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), os estudantes estão em observação.

“Ele disse que perdeu o controle do veículo ao ser ultrapassado em uma curva por um carro que vinha em alta velocidade”, afirmou o policial Ederval Leite, pai do estudante Gabriel de Freitas Leite, que conduzia o automóvel. O acidente ocorreu em um trecho entre o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e o estacionamento da Faculdade de Tecnologia (FT), sentido saída da Ufam.

De acordo com informações da Divisão de Segurança do Campus, os outros estudantes são Leon Nunes, Rafael de Jesus e Maressa Mathias. “Eles tiveram escoriações e cortes nos braços. Um deles estava sentindo muitas dores na cabeça e outro chegou a desmaiar”, disse uma das agentes da Divisão.

O diretor da Divisão de Segurança, Américo Siqueira, afirmou que grande parte dos acidentes que ocorrem na estrada do Campus resulta de imprudência e excesso de velocidade. “Na medida do possível, fazemos abordagem direta com os condutores, notamos certa sensibilização, mas os acidentes continuam ocorrendo”, lamentou.

Segundo estatísticas do setor, de janeiro a dezembro de 2013, foram registradas 32 ocorrências, entre batidas leves até acidentes mais graves, praticamente três casos por mês, um acréscimo de aproximadamente 360% em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram notificados sete casos. “Esse é um dado preocupante porque nós estamos na iminência de uma tragédia com vítimas fatais na estrada do Campus”, disse Siqueira, em recente entrevista à reportagem da Adua.

Alerta

Desde maio, a Administração Superior da Ufam vem implementando estratégias para chamar atenção da comunidade acadêmica para a necessidade de respeito ao limite de velocidade no Campus Universitário – 40 km/h na via principal e 50 km/h em alguns trechos – e direção com segurança. Na ocasião do início do período letivo, foram realizadas ações sobre o assunto com recém-ingressos na universidade, para os quais foram sorteadas camisetas com o mote do “trânsito seguro”.

No início deste mês, a universidade lançou uma campanha em um outdoor nas imediações do setor Norte da sede, próximo ao local do acidente ocorrido nesta terça-feira, alertando para a segurança no trânsito. Segundo a Assessoria de Comunicação da instituição, as iniciativas nessa área vão continuar.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos