Documento sem título






     Notícias






Encontro Nacional de Educação começa nesta sexta (8)



A partir desta sexta-feira (8), mais de 3,5 mil representantes de diversos movimentos sindicais, sociais e populares que atuam na defesa da educação pública estarão reunidos na cidade do Rio de Janeiro para discutir os rumos da educação brasileira, durante o Encontro Nacional de Educação – ENE. O evento encerra no domingo (10).

A Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, nas ruas do centro da capital fluminense, marcará a abertura do encontro. Nesta sexta, os participantes do ENE se concentrarão na Candelária, a partir da das 16h30, e sairão em passeata até a Cinelândia. O ato tem por objetivo denunciar o descaso dos governos com a educação pública.

No sábado e domingo, os participantes debaterão os eixos centrais do encontro para elaborar uma proposta de educação que faça contraponto ao atual modelo, marcado pela privatização das políticas educacionais, consolidado pelo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano.

Eixos centrais

O Encontro Nacional de Educação defende o Financiamento da Educação Pública; a Democratização da Educação; o Acesso e Permanência; o Passe livre e Transporte Público. O ENE é contra a Privatização e Mercantilização da Educação das creches à Pós-Graduação; a Precarização as Atividades dos Trabalhadores da Educação e a Avaliação Meritocrática na Educação.

Etapas Preparatórias

Desde o início do ano, as entidades que promovem o ENE vêm realizando etapas regionais, estaduais ou municipais preparatórias, que tiveram como objetivo promover a discussão ampliada sobre a educação pública e os eixos propostos pelo Encontro, e sistematizar as questões locais para fomentar os debates durante o ENE.
No Amazonas, a etapa local ocorreu nos dias 25 e 26 de julho, reunindo dezenas de estudantes, trabalhadores da educação e representantes de várias entidades do setor, durante os dois dias. O encontro foi marcado pela palestra “Análise Crítica dos PNEs no Contexto da Crise da Educação”, proferida pela professora Ângela Siqueira, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ao longo da exposição, a docente relembrou as bases do Plano Nacional de Educação (PNE) defendido pela sociedade brasileira desde a década de 90, no contexto da luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, e fez um quadro comparativo com atual plano, sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 25 de junho.

Organização

O Encontro é organizado pelo Comitê Executivo Nacional da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!, que reúne entidades como o ANDES-SN, a CSP-Conlutas, o Sinasefe, Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (Anel), a Oposição de Esquerda da União nacional dos Estudantes (UNE), a Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (EXNEEF), entre outras entidades e movimentos sociais.

Fonte:
Andes-SN e ADUA



Galeria de Fotos