Documento sem título






     Notícias






Assembleias das estaduais baianas discutem indicativo de greve



Na luta por maior orçamento, os professores das Associações Docentes (ADs) das Universidades Estaduais da Bahia - Uneb, Uesc, Uesb e Uefs -, decidiram encaminhar às assembleias gerais docentes a aprovação de greve de advertência. A indicação foi tirada em consenso na reunião do Fórum das ADS, que reúne as Seções sindicais do ANDES-SN Aduneb, Adufs, Adusb e Adusc, realizada na última quinta-feira (31), em Salvador.
 
As quatro ADs também defendem conjuntamente o indicativo de greve da categoria, deliberação que já foi aprovada pelos professores da Aduneb e da Adusc. Segundo os docentes, a reivindicação da categoria é pelo aumento do repasse orçamentário do estado para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). A luta dos professores, que acontece desde o ano passado, já gerou mobilizações e paralisações, entre elas um ato público na Assembleia Legislativa, em maio deste ano.
 
O governo da Bahia divulgará, em breve, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Se no documento a intenção do governador Jaques Wagner for continuar com o repasse atual, que não chega a 5% da RLI, o Movimento Docente pretende deflagrar a greve de advertência.
 
A crise financeira das Ueba é constantemente denunciada pelo Fórum das ADs. Atualmente as universidades estaduais baianas são impactadas por um acentuado processo de sucateamento. Os parcos recursos causam falta de infraestrutura, de materiais didáticos, atrasos em bolsas de pesquisa, déficit no quadro de vagas docente, entre outros problemas.
 
Fórum das 12

No mesmo dia 31, também foi realizada a reunião ordinária do Fórum das 12. Composto por representantes de docentes, estudantes e técnico-administrativos das Ueba, o Fórum também busca mobilização e unidade de luta pelo aumento orçamentário. Nas discussões foram tiradas estratégias para a ampliação das reivindicações. Segundo os professores, é importante a efetiva participação de todos os segmentos da universidade nas reivindicações, pois, a luta maior é em defesa da universidade pública, estatal, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
 
A próxima reunião do Fórum das AD’s e do Fórum das 12 está prevista para 27 de agosto, na Uesb, em Vitória da Conquista.
 
* Com edição do ANDES-SN

Fonte: Aduneb - Seção Sindical do ANDES-SN



Galeria de Fotos