Documento sem título






     Notícias






Nova diretoria da ADUA é eleita com 261 votos



Com 261 votos, a chapa “Adua Autônoma: Resistência e Luta” foi eleita para assumir a diretoria da ADUA no biênio 2014/2016. Houve ainda sete votos brancos e quatro nulos. A apuração do pleito ocorreu nesta quinta-feira (15), na sede da entidade, com a participação dos professores José Belizario – presidente da seção sindical – e Patrícia Sampaio, integrantes da Comissão Eleitoral Central (CEC), Ana Cristina Belarmino e José Michiles, representantes da chapa, e Osvaldo Coelho, fiscal do pleito.

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo voto de confiança de todos aqueles que votaram na chapa. É muito positiva essa margem de votação, num período em que se vê certo refluxo de participação no movimento, pois há ainda o interesse dos docentes em fortalecer as instâncias de luta e defesa da categoria”, disse o candidato à presidência pela chapa eleita, professor Alcimar Oliveira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

A expectativa de Oliveira é que a nova diretoria possa dar continuidade aos trabalhos da atual gestão. “A diretoria atual escreveu uma história com compromisso político, na defesa intransigente da universidade pública e gratuita, e dos direitos da categoria”, afirmou.

A CEC também fez a contagem dos votos para a eleição da diretoria do ANDES-SN, mas o resultado só deverá ser divulgado na segunda-feira (19), pois a Comissão Eleitoral do Sindicato Nacional aguarda o envio das informações do pleito ocorrido nos dias 13 e 14 deste mês, em todo o país.

Votação

No total, 272 professores compareceram às urnas nesta eleição. O número representa um acréscimo de 61% em relação ao pleito anterior, realizado em 2012, quando 169 eleitores participaram. Nesta edição do processo eleitoral, um entre cada três docentes legitimou o direito de voto nos novos representantes da categoria. Dois anos atrás, essa proporção foi menor: a cada cinco professores, apenas um havia participado do pleito. 

O pleito ocorreu em 13 urnas distribuídas entre as unidades acadêmicas da capital e nos campi da Ufam localizados fora da sede, além da Reitoria e sede da seção sindical, onde votaram os aposentados. As eleições aconteceram por votação direta e secreta.

O presidente da Adua, José Belizário, avalia positivamente a realização do processo e afirma que a participação expressiva dos docentes nas eleições demonstra o atual estado de mobilização da categoria. “Nesse momento, em que há forças governistas atuando para fazer esfriar o movimento docente, os professores responderam nas urnas que continuam lutando em defesa da categoria e da universidade”, finalizou.

Composição

Presidente – José Alcimar de Oliveira (ICHL)
1ª Vice-presidente – Lino João de Oliveira Neves (ICHL)
2° Vice-presidente – Aldair Oliveira de Andrade (IEAA/Humaitá)
1º Secretária – Ana Lúcia Gomes (ICB)
2ª Secretário – Antônio Batista da Silva (FCF)
1º Tesoureiro – José Humberto Michiles (FES)
2º Tesoureira – Ana Cristina Belarmino de Oliveira (FCA)

Fonte: Adua



Galeria de Fotos