Documento sem título






     Notícias






Apenas uma chapa disputa a eleição para a diretoria da ADUA



A Comissão Eleitoral Central (CEC) da ADUA homologou, nesta terça-feira (15), a inscrição da chapa “ADUA AUTÔNOMA: RESISTÊNCIA E LUTA”, única candidata ao pleito para a diretoria da seção sindical, gestão 2014-2016. Mais de 900 professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão aptos a comparecerem às urnas nos dias 13 e 14 de maio. Nesses dois dias, a categoria vai eleger também a composição da direção do ANDES-SN, para o mesmo período de gestão. Há mais de uma década as eleições para a diretoria local e nacional não ocorrem simultaneamente.

“É importante que todos os sindicalizados participem, pois a Adua é que representa legalmente a categoria e, em âmbito nacional, o Andes-SN, ambos na defesa dos direitos dos professores e ainda na luta pela melhoria da educação superior pública, de qualidade e socialmente referenciada”, afirmou o presidente da Adua, José Belizario, que, junto com as professoras Patrícia Sampaio e Ana Cristina Fernandes, integra a CEC.

A expectativa da CEC era que, diferentes das eleições anteriores, mais de uma chapa participasse da disputa local, mas até o prazo de candidatura de chapa somente uma compareceu. “O processo democrático, com mais de uma chapa concorrendo, poderia estimular mais participação, organização e mobilização dos professores para que o pleito fosse mais enriquecido”, disse, acrescentando que a Comissão está tomando todas as providências para que o pleito seja realizado sem intercorrências.

De acordo com o calendário divulgado pela CEC, o pleito reúne etapas previstas para ocorrer em um prazo de aproximadamente 50 dias. Passado o prazo de inscrição das chapas, o período de campanha já começa nesta terça-feira (15) e segue até 12 de maio, ou seja, a chapa tem cerca de um mês para dar ampla divulgação das propostas e conquistar o apoio dos eleitores.

No manifesto entregue junto com a nominata, a chapa “ADUA AUTÔNOMA: RESISTÊNCIA E LUTA” afirma que os desafios e as bandeiras de luta do movimento permanecem associados às reivindicações mais recentes. “A resistência ao processo de privatização das IFE, exemplo da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), a conquista de condições dignas de trabalho e de uma carreira que valorize a profissão, e a luta pela consolidação de uma universidade efetivamente pública e com compromisso social, se tornam ainda mais necessárias”, diz trecho do documento.

Eleição Nacional


Nos dias 13 e 14 de maio os sindicalizados da Adua também irão às urnas para eleger a diretoria do ANDES-SN, cuja homologação da única inscrita ao processo eleitoral ocorreu no dia 19 de março. A chapa “ANDES-SN – DE LUTA E PELA BASE” é composta por 83 nomes, sendo 11 para a diretoria nacional e seis para a composição de cada uma das 12 regionais que integram o Sindicato Nacional.

Entre os candidatos está o professor Paulo Rizzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, concorrendo ao cargo de presidente. Já a atual presidente do ANDES-SN, professora Marinalva Oliveira, da Universidade Federal do Amapá, concorre a 1ª vice-presidente do Sindicato Nacional. Na composição da diretoria nacional aparece também o professor Jacob Paiva, da Ufam, candidato ao cargo de 1º secretário. Outros dois docentes da Ufam, Antônio José Vale da Costa e Marcelo Mario Vallina, concorrem aos cargos de 1º vice-presidente e 1º tesoureiro, respectivamente, pela Regional Norte 1.

Voto direto e secreto


As eleições acontecerão por votação direta e secreta. Podem exercer o direito ao voto, os professores sindicalizados até o dia 14 de março e em dia com as contribuições sindicais, de acordo com o Regimento Eleitoral. Ao todo serão 13 urnas – duas a mais que o último pleito –, sendo oito na capital e cinco nas unidades acadêmicas fora da sede. Em todas elas, o pleito será aberto às 10h. Naquelas que funcionam em três turnos, as eleições encerrarão Às 20h. Nas demais, as urnas ficarão abertas até às 17h.

Composição da Chapa

Presidente – José Alcimar de Oliveira (ICHL)
1ª Vice-presidente – Lino João Neves (ICHL)
2° Vice-presidente – Aldair de Andrade (IEAA/Humaitá)
1º Secretário – Ana Lúcia Gomes (ICB)
2ª Secretária – Antônio Batista (FCF)
1º Tesoureiro – José Humberto Michiles (FES)
2º Tesoureira – Ana Cristina Belarmino (FCA)

Confira o Calendário Eleitoral

Período de inscrição: Encerrado em 14/04/14
Período de campanha eleitoral: 15/04 a 12/05/14
Eleições: 13 e 14 de maio

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos