Documento sem título






     Notícias






Coleta do plebiscito no Amazonas ultrapassa 2 mil votos



Desde que foi lançada oficialmente no Amazonas, no último dia 24 de novembro, a coleta de votos do Plebiscito Nacional pela Aplicação Imediata de 10% do PIB para a Educação Pública já concentra cerca de duas mil participações. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (30), durante reunião do Comitê Estadual em favor da ampliação dos recursos para a educação pública, ocorrida na sede da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), no Campus Universitário.

Mais da metade dos votos apurados até o momento foram apurados no Campus Norte da Ufam, por conta da mobilização orquestrada por representantes dos centros acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Letras e Serviço Social. Só no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) já foram colhidas 1.111 assinaturas, sobretudo pela participação de alunos dessa unidade acadêmica, da Faculdade de Educação (Faced) e da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Fora da Ufam, as urnas estão disponíveis na sede de entidades integrantes do Comitê Estadual, como o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam). Outro ponto fixo do plebiscito é a secretaria da Paróquia de Santa Luzia, no bairro homônimo da Zona Sul de Manaus. Há ainda postos de coleta volantes em todas as zonas da cidade, organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Sem-Teto.


                                                                         Anderson Vasconcelos/ADUA-SS




Para o presidente da Adua, professor Antônio Neto, o número de votos colhidos é positivo, considerando o esvaziamento da Universidade na reta final do calendário acadêmico. “Apesar da chegada do fim do ano, já conseguimos colher uma quantidade considerável de votos”, disse. Na avaliação do docente, a campanha segue “morna” em quase todo o país.

Por conta da proximidade do encerramento do prazo do Plebiscito Nacional, que vai até 6 de dezembro, o Comitê Estadual reforçou o calendário de coleta de votos neste início de mês. “Por isso, estamos convidando todos os docentes e a comunidade universitária para se engajar nessa luta”, reforçou.

Agenda nos postos de coleta

Nesta quinta-feira (01) haverá postos de coleta no Campus Universitário Setor Sul (antigo Mini-Campus) e no ICHL, até às 18h. Amanhã (2), a votação ocorre na Faculdade de Direito (FD), no Campus Norte e nas escolas Themístocles Gadelha e Rosas Sverner, no Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

Na próxima semana, a votação segue no prédio de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Cachoeirinha, pelos períodos da tarde e da noite de segunda-feira (5). Na terça-feira (6), último dia de coleta de votos, o posto ficará concentrado em Aparecida, zona Sul, passando pela Faculdade de Farmácia da Ufam, pela igreja católica e pela feira do bairro.

A apuração dos votos será na sede da Adua, na quarta-feira (7), a partir das 15h30.

Fonte: Adua




Galeria de Fotos