Documento sem título






     Notícias






Reitoria apresenta à comunidade acadêmica superintendente do HUGV



A reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales, apresentou oficialmente, na última sexta-feira (7), aos servidores do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), o vice-diretor da unidade e médico cirurgião, Rubem Alves da Silva Júnior, como o primeiro superintendente do HU, após a adesão da Ufam à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Servidor da universidade há 26 anos, Rubem Júnior assume o novo posto do HUGV, em substituição ao diretor do hospital, Lourivaldo Rodrigues, tirado da direção de maneira informal pela reitora Márcia Perales, no último dia 31 de janeiro, “após a quebra de confiança por declarações feitas na imprensa sobre o não atendimento das necessidades do HUGV por parte das autoridades superiores”.

Segundo Perales, a nomeação do “novo superintendente” do HUGV será publicada no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta-feira, através da Portaria nº 37 e que tem como origem a indicação da comunidade. “A origem é a Ebserh, a partir do momento que a universidade se manifestou formalmente, indicando o nome do doutor Rubem Júnior para assumir a superintendência dessa nova estrutura que passa a se instalar no HUGV”, afirmou a reitora, destacando que o evento não se tratava da solenidade de posse, mas de um momento de comunicação formal à comunidade universitária.

Durante a solenidade, que teve duração de aproximadamente 20 minutos e não contemplou espaço para manifestação da comunidade acadêmica, Perales fez questão de agradecer a presença de integrantes do seu staff, entre eles pró-reitores, assessores especiais e diretores de unidades acadêmicas da instituição. Mesmo entre os presentes, no encontro que ocorreu no Auditório Dr. Zerbini, o ex-diretor do HUGV, Lourivaldo Rodrigues, não foi citado pela magnífica reitora. A assessoria da Ufam não soube informar quando a exoneração do ex-diretor será publicada.

A reitora fez questão de ressaltar a intransigência dela em relação aos princípios que defende. “Há alguns anos, temos trabalhado arduamente junto ao hospital, para que tenhamos um espaço melhor, pessoas capacitadas, um parque tecnológico e uma gestão em que as pessoas se respeitem, independente do cargo que ocupem. Uma gestão onde o respeito ao outro deve ser premissa, condição, a priori, para qualquer diálogo”, afirmou, destacando que reitera “esse discurso a cada oportunidade”.

Sobre o projeto de ampliação do HUGV, ela disse que não existe protagonista. “Para um projeto como esse não existe nenhuma estrela cadente. Nenhuma. Existe uma agregação de forças, de projetos comuns que convergem para que nós tenhamos hoje esse espaço”, afirmou, reconhecendo, entretanto, que só a infraestrutura não é suficiente. “Nós precisamos de pessoas que tenham o entendimento efetivamente do que é esse espaço, qual a sua missão e os desafios a cada dia”, arrematou.

Em seu primeiro discurso, Rubem Júnior corrigiu Perales destacando que ao invés de novo, passa a ser o primeiro superintende do hospital universitário e que sua permanência na função está longe da vitaliciedade.
“Esse é um cargo de confiança da reitora. Eu posso sair a qualquer momento”, ponderou. “Eu tenho certeza do apoio da comunidade universitária, pois se eu soubesse ou imaginasse que há pelo menos alguém ou algum grupo contra, teria declinado”, completou.

O superintendente prometeu que “não haverá verticalização na gestão”. “Essa gestão vai começar na portaria, desde o acolhimento do paciente até a sua saída. Ela passará por todas as etapas, configurando uma gestão compartilhada”, disse Rubem, agradecendo o apoio do diretor da Faculdade de Medicina, Dirceu Benedicto.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos