Documento sem título






     Notícias






Professores de todo o país se reúnem em São Luís (MA)



Professores universitários de todas as regiões do país se reúnem entre os dias 10 e 15 de fevereiro em São Luís (MA) para o 33º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Instância máxima de deliberação da categoria, o encontro discutirá e aprovará as políticas prioritárias e para o plano de lutas do Sindicato Nacional para 2014.

No evento, o movimento docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será representado por oito professores, sendo cinco da capital e três de unidades acadêmicas de fora da sede. Compõem a delegação do Sindicato dos Docentes da Ufam (Adua), os professores Tharcísio Cruz, Elizandra Garcia e Ednailda dos Santos, dos institutos de Benjamin Constant, Parintins e Humaitá, respectivamente.

Integram ainda a delegação da Adua, os docentes Jacob Paiva, da Faculdade de Educação (Faced); Ana Cristina Belarmino, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e diretora da Adua; Alcimar Oliveira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL); e Antônio Batista, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), além do presidente da seção sindical, José Belizario, que representará a diretoria no referido evento. Os nomes foram escolhidos em Assembleia Geral realizada na sede da Adua, no Campus Universitário, no dia 17 de dezembro.

Expectativas

Para a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, a expectativa é que este seja um ano de muitas mobilizações por conta da atual conjuntura, marcada pelas centenas de manifestações de 2013, e pela realização da copa do mundo no país. “O ano de 2013 resultou em um acúmulo de forças muito grande dos movimentos sindical e social, o que poderá redundar, neste ano, em uma mobilização intensa pelos direitos dos trabalhadores. Teremos um ano extremamente rico com possibilidades de grandes ações”, prevê.

Entre as pautas que serão discutidas no Congresso, a presidente do Sindicato Nacional cita a construção do Encontro Nacional de Educação, a luta pela aplicação dos 10% do PIB para a Educação Pública, contra privatização dos Hospitais Universitários através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e contra o Fundo de Pensão para os servidores públicos (Funpresp).

A 33ª edição do Congresso do ANDES-SN também marcará o início do período eleitoral na entidade, com o registro das chapas que concorrerão à Diretoria Nacional, que estará à frente do Sindicato entre 2014 e 2016.

Fonte: ANDES-SN e ADUA



Galeria de Fotos