Documento sem título






     Notícias






Consuni da Ufam convoca comunidade acadêmica para debate sobre autonomia universitária



O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) convoca a comunidade acadêmica para um amplo debate sobre a proposta de Lei Orgânica das Universidades Federais, de autoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e destinada a regulamentar a autonomia universitária de que trata o artigo 207 da Constituição Federal. O seminário ocorrerá no dia 31 de janeiro, das 8h às 13h, no Auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do Campus Universitário.

A expectativa da comissão organizadora do evento, formada pela Adua, Sintesam e Administração Superior, é que os três segmentos da comunidade universitária respondam com uma expressiva e efetiva participação a convocatória e com isso colaborem com a discussão durante o encontro. Para a composição da mesa de debate foram convidados representantes do Ministério da Educação, da Andifes, do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel).

A decisão de submeter o tema à ampla discussão foi tomada por unanimidade pelos conselheiros que compõem a maior instância deliberativa da Ufam, durante a última reunião ordinária do Conselho em 2013, no dia 12 de dezembro. O resultado do debate programado para o fim deste mês deverá subsidiar o posicionamento do Consuni a respeito do tema, em reunião extraordinária agendada para o dia 3 de fevereiro.

Para o presidente da Adua, José Belizario, o debate público sobre autonomia universitária é uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos da academia. “Será uma excelente oportunidade para que a comunidade acadêmica conheça o conteúdo da proposta de lei, bem como as distintas visões sobre um tema da mais alta relevância para decidir o futuro das universidades públicas e, portanto do nosso país”. Belizario afirmou ainda que a realização desse evento coloca a Ufam no protagonismo nacional como uma das primeiras universidades federais a tratar do assunto na perspectiva da democracia e da publicidade que o tema requer.

Fonte:
Adua



Galeria de Fotos