Documento sem título






     Notícias






Ebserh voltará a ser discutida no Conselho Universitário da UFSM (RS)



O ad referendum assinado pelo ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Mÿller, que firmou contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deverá voltar à pauta do Conselho Universitário, na reunião prevista para o próximo dia 31. A comunicação foi feita pelo atual reitor da universidade, Paulo Afonso Burmann, que se reuniu com diretores da Sedufsm, Seção Sindical do ANDES-SN, na tarde de quarta-feira (22). A audiência foi solicitada pela Diretoria da Sedufsm para apresentação de uma série de demandas dos docentes à universidade.
 
Além do retorno da pauta da Ebserh ao Conselho Universitário, que pode não ser realizada devido ao período de férias, foi discutida a situação dos campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Silveira Martins, em relação às condições de trabalho dos docentes e a estrutura física dos prédios, alvo de reclamações já antigas dos professores. Também foi solicitado, oficialmente, o repasse de informações sobre os recursos aplicados nos cursos criados por meio do programa Reuni na universidade. Segundo o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, nunca houve a transparência pública necessária sobre os repasses.
 
"Já estamos falando da instalação do Campus de Cacheira do Sul, ao mesmo tempo que os já implantados campi do Cesnors e Udess apresentam precariedades sérias que devem ser resolvidas o mais rápido possível para prosseguirmos com a expansão", declarou Rondon.  O reitor se comprometeu a construir um histórico para saber como os recursos foram aplicados, que deverá ser repassado ao sindicato.
 
O reitor também admitiu que é preciso dar mais atenção aos cursos situados fora de Santa Maria. Para ele, há setores que estão mais privilegiados, do mesmo modo que outros estão precarizados. Como alternativa para sanar as deficiências desses campi, Burmann destacou que pretende a criação de uma Secretaria de apoio aos campi, visando estabelecer um elo entre eles e o próprio campus da UFSM.
 
* Com edição do ANDES-SN
* Imagem: Sedufsm - Seção Sindical

Fonte: Sedufsm – Seção Sindical



Galeria de Fotos