Documento sem título






     Notícias






Expansão do ANDES-SN marca 56º. Conad



Nas várias atividades vivenciadas durante o 56º Conselho Nacional de Entidades do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad), em Maringá (PR), o que ficou constatado foi a presença de representantes de três novas Seções Sindicais, numa demonstração do fortalecimento do Andes-SN a despeito de todas as formas de pressão existentes.

A Associação dos Docentes do Centro Universitário da Zona Oeste (Aduezo-SS), Associação dos Docentes da Universidade Federal do ABC (Adufabc-SS) e Associação dos Docentes da Escola de Engenharia de Piracicaba (Adeep-SS) serão homologadas no próximo Congresso do Sindicato Nacional, que acontece no início de 2012, em Manaus (AM).

Contexto de luta

As três novas seções sindicais pertencem ao Estado de São Paulo, fato destacado pela dirigente da Regional São Paulo do Andes-SN, professora Soraya Smaili. De acordo com a professora, a construção sindical docente da Ufabc é bastante particular. Ela explica que a universidade, que segue os moldes do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), localiza-se ironicamente no ABC paulista, região representativa no contexto político nacional como berço de resistência.

Em entrevista ao site do Andes-SN, o presidente da diretoria provisória da Adufabc, professor Armando Caputi, afirma que a homologação dessa seção sindical representa a consolidação do processo de lutas que vem sendo travado pela Ufabc, processo esse iniciado há quatro anos como forma de alcançar melhores condições de ensino e aprendizagem na instituição apesar do Reuni. “Ela [a Ufabc] é fruto do Reuni, é uma das que compõe o modelo estranho de universidade, uma espécie de laboratório vivo da reforma universitária iniciada no governo Lula. Por isso, essa homologação também é importante, para aumentar a presença do Andes-SN nesses laboratórios de educação”, afirmou o professor.

Adua avalia positivamente

Para o presidente da Adua, professor Antonio Neto, a homologação da Aduezo-SS, Adufabc-SS e Adeep-SS em Manaus é importante para todo o movimento docente. “A ampliação de seções fortalece o Andes-SN, o que é muito bom, considerando o fato de que o sindicato nacional tem sua carta sindical ameaçada pelo Proifes, que entrou na justiça para ter representação”, explica o professor. O professor também expressou contentamento ao dar as boas vindas às irmãs sindicais em nome da Adua.


Fonte: Adua, com informações da Adufrj-SS e Andes-SN



Galeria de Fotos