Documento sem título






     Notícias






Debate na Adua coloca em pauta condições de trabalho na universidade



“Diálogo – As condições de trabalho na universidade hoje: a precarização do trabalho docente e a perda da autonomia universitária”. Este é o tema do debate que a Adua promove nesta quinta-feira (19), às 18h30, no auditório da seção sindical, como atividade formativa de encerramento das ações de 2013. O tema será facilitado pelo professor Caio Sgarbi Antunes, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tal como ocorreu com o curso de formação sindical, realizado neste fim de semana, o debate é aberto aos três segmentos da comunidade acadêmica.

Para o presidente da Adua, José Belizario, a discussão sobre o tema é bastante oportuna, pois a precarização atinge toda a comunidade acadêmica. “Essa é uma grande oportunidade para debatermos sobre a realidade das universidades nos dias atuais, cuja precarização vem prejudicando docentes, técnico-administrativos em educação e discentes. O governo federal vem sucateando as universidades federais com o objetivo de privatizá-las, o que ainda não ocorreu de forma definitiva devido as lutas dos sindicatos e movimentos sociais organizados”, afirmou.

De acordo com Belizario, as discussões podem suscitar na comunidade acadêmica maior interesse na defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. “Vivenciamos condições de trabalho degradantes e que ferem o princípio da condição humana. Os direitos humanos são violados todos os dias, com as reformas governistas que dividem a classe trabalhadora e favorecem o grande capita”, disse, acrescentando que a comunidade precisa compreender cada vez mais “a importância da luta dos sindicatos em defesa de uma instituição acessível a todos”.

A atividade formativa atende ao papel social da Adua em consonância com os seus objetivos, dentre eles: promover no meio universitário e na comunidade a valorização do profissional docente e, ao mesmo tempo, a consciência de sua responsabilidade profissional; promover a integração entre professores, estudantes e técnico-administrativos em educação; divulgar e discutir junto à comunidade os problemas do Ensino Superior, com o objetivo de obter apoio para a sua solução; lutar pelo ensino público e gratuito no Brasil e pela boa qualidade em todos os níveis, inclusive postulando permanentemente melhores condições de trabalho e elevação do nível das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas instituições de ensino superior.

Sobre o palestrante – Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Caio Antunes é doutorando em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem larga experiência na discussão dos temas “trabalho, educação, política, formação e transformação”. É autor do livro “A Educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação”, publicado em 2012.

Fonte: Adua



Galeria de Fotos