Documento sem título






     Notícias






Assembleia geral da Adua nesta sexta-feira, 12



A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) realiza assembleia geral nesta sexta-feira, 12, a partir das 15h, no auditório da Adua. Dentre os pontos de discussão figuram a proposta de Carreira e a Campanha Salarial docente. Além disso, serão avaliadas as propostas do governo em relação ao assunto após a reunião ocorrida na noite de terça, 9, entre as direções do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e o Secretário de Recursos Humanos do Ministério da Educação (MEC), Duvanier Paiva. O resultado dessa assembleia poderá apontar para um indicativo de greve.

A proposta do governo compreende dois pontos básicos: a incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas) ao vencimento básico (VB) e a disposição de tratar a correção das distorções no enquadramento dos docentes. Apesar de ter acontecido um recuo da ideia de introduzir a classe de professor sênior, o secretário Duvanier afirmou que esse tópico poderia ser discutido em longo prazo, assim como outros elementos da pauta docente.

Desde fevereiro, o Andes-SN tem tomado iniciativas para iniciar o processo de discussão e implementação das propostas dos professores. Foi nesse mês que o Andes-SN protocolou a pauta de reivindicação do movimento no MEC e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Até agora, as contrapropostas do governo não contemplam de maneira satisfatória a pauta docente, o que demonstra a necessidade de discussão e pressão para que os professores não sejam ignorados.

É com esse pensamento que durante reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), ocorrida nos dias 06 e 07 de agosto, as 31 Seções Sindicais presentes decidiram pela realização de uma rodada nacional de assembleias. Nelas serão explicitadas quais as reivindicações sindicais, numa verdadeira tomada de consciência dos professores, além de auxiliar a categoria a avaliar e tomar uma posição em relação às propostas do governo.

As deliberações resultantes da assembleia geral da Adua se unirão às das outras seções sindicais do Andes-SN e servirá de base para definir os rumos da mobilização docente. De acordo com informações do Andes-SN, no sábado, 13, representantes do Setor das Ifes se reúnem em Brasília para avaliar as decisões tiradas das plenárias.



Fonte: Adua



Galeria de Fotos