Documento sem título






     Notícias






Governo e docentes mantêm impasse nas negociações



Uma nova reunião entre representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (MP), Duvanier Paiva, aconteceu na noite de terça-feira, 16. Mais uma vez, o governo demonstrou sua inflexibilidade para atender às reivindicações da pauta docente.

Durante o encontro, Duvanier manteve a proposta de incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas) e da gratificação correspondente da carreira no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), propondo ainda aplicar 4% na tabela das Ifes depois da incorporação da gratificação, a vigorar a partir de julho de 2012. A ideia não agradou aos representantes do Andes-SN e Proifes, que a consideraram insuficiente, uma vez que não contempla a distorções dos valores no decorrer do tempo e não cobre sequer a corrosão inflacionária do segundo semestre de 2010.

Em circular publicada no site do Andes-SN, expressa-se que os limites impostos pelo governo nas negociações demonstram a "desvalorização dos docentes e congelamento salarial bem mais restritivo do que a fórmula de congelamento prevista no famigerado PLP 549". O documento explica ainda que foi exposto pelo Andes-SN e Proifes que há disponibilidade de recursos governamentais para contemplar a pauta de reivindicações.


Calendário de compromissos de negociação

Apesar de Duvanier informar na reunião que o MP não abandonou o compromisso de calcular o impacto da proposta de acordo emergencial apresentada pelo Andes-SN e que o governo já concluiu a regulamentação das regras de progressão dos docentes na carreira EBTT, muitos questionamentos continuaram sem resposta. A proposta, então, foi de firmar um calendário de compromissos de negociação. Na próxima sexta-feira, 19, outra reunião acontecerá para debater uma nova proposta do governo contemplando a disponibilidade de recursos para as duas carreiras: do magistério superior e da EBTT.


Fonte: Adua, com informações do Andes-SN



Galeria de Fotos