Documento sem título






     Notícias






Estudantes voltam às ruas pelo passe livre e aquecem preparativos para o dia 30



Estudantes organizados pela Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre) realizaram na última semana um dia Nacional pelo Passe Livre em diversas capitais do país. Um quadro parcial aponta que houve manifestações durante  quinta-feira (22) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Maceió, Belém, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em São Paulo, a concentração do ato foi às 16h em frente ao Theatro Municipal. Os estudantes saíram em passeata até a Câmara de Vereadores onde foi realizada uma audiência pública da CPI dos Transportes, presidida por Paulo Fiorilo (PT). A sessão contou com a participação de cerca de 500 estudantes e trabalhadores ligados aos sindicatos dos metroviários e rodoviários de São Paulo. De acordo com a dirigente da Anel, Arieli Tavares, os secretários de transporte municipal e o de transporte metropolitano “ não quiseram enfrentar os manifestantes” e não compareceram à audiência. A entidade estudantil apresentou sua proposta de Projeto de Lei que institui a gratuidade para estudantes e desempregados no transporte público. Haverá uma nova uma audiência de passe livre estudantil 12 de setembro. Para Arieli a audiência “evidenciou o tema para a sociedade e fortalece o movimento no sentido de compreender que devemos seguir nas ruas”.

Em Brasília, o movimento estudantil protocolou uma carta ao congresso nacional com as reivindicações dos estudantes (veja aqui). No Rio de Janeiro, houve uma to pelo passe livre realizado pelo movimento secundarista. Em Recife, na semana passada foi realizada uma ocupação que foi encerrada com a promessa de atendimento das pautas apresentadas pelos estudantes. Entretanto, o acordo não foi cumprido e novamente os estudantes fizeram ato para pressionar pelo atendimento da pauta. Em Natal, os estudantes se somaram aos servidores da Saúde, unificaram as lutas e participaram do acampamento feito em frente à casa da governadora. Em Maringá, houve ocupação de reitoria. Na Universidade Rural do Rio de Janeiro, em apoio aos funcionários terceirizados que lutam por melhores condições de trabalho, houve ocupação da direção do campus.

A dirigente da Anel, Clara Saraiva, avalia o movimento nacional. “O movimento estudantil entrou em ação novamente nesse mês de agosto. As mobilizações pelo passe livre estão ganhando as escolas, as universidades e o país. Agora, nosso próximo passo é parar os estudantes no dia 30 de agosto pelo passe livre. Esse movimento é preparatório para isso. E parar não só pelos estudantes, mas também pelos trabalhadores”, finalizou.

A Anel tem realizado nesse mês “a jornada de agosto” que conta com ocupações de Câmaras, atos e passeatas pelo passe livre.

Fonte: ANDES-SN



Galeria de Fotos