Documento sem título






     Notícias




  14/04/2025



Segundo turno da Consulta à Reitoria da Ufam será realizado nesta segunda-feira (14)



 

Nesta segunda-feira (14), das 8h às 20h (horário de Manaus), será realizada a votação on-line para o segundo turno da Consulta à Comunidade Universitária para os cargos de reitor(a) e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - gestão 2025/2029.

 

Estão aptos(as) a votar docentes e Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs), ativos(as) e aposentados(as) e discentes de todos os campi da Ufam matriculados(as) até 04 de março de 2025. A votação será realizada por meio do sistema Helios Voting.

 

A apuração dos votos será ainda na segunda-feira (14), a partir das 20h30, no auditório da ADUA, com transmissão ao vivo pelo canal da Seção Sindical no YouTube (https://www.youtube.com/@canaladua). 

 

O voto é individual e intransferível. A contagem dos votos obedecerá a paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, TAEs e discentes).  A lista dos(as) aptos(as) a votar pode ser consultada aqui.

 

Passo a passo

 

Os(as) votantes receberão por e-mail id, senha e link da consulta. Para votar, devem clicar no botão “iniciar”. Em seguida, devem escolher um(a) dos(as) candidatos(as); branco ou nulo e, posteriormente, clicar em “próximo passo”.

 

É recomendado que seja revisada a escolha antes de clicar em “depositar esta cédula na urna”. Caso, o(a) votante queira mudar o voto deve clicar em “editar resposta” e a tela retornará para a cédula de votação com todas as opções de candidatos(as). Por último, se a opção for CONCLUIR o voto, é preciso clicar em “confirmar”. Caso, a escolha seja NÃO depositar a cédula na urna deve-se escolher a opção “cancelar”.

 

A votação utilizará o sistema Helios gerido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Ufam. Esse sistema permite o depósito de cédulas na urna quantas vezes o(a) votante desejar, mas somente a última cédula depositada será contabilizada na apuração da urna. Todas as cédulas anteriores serão descartadas. Outras informações sobre o processo de votação podem ser obtidas em www.ctic.ufam.edu.br/como-votar.

 

Confira aqui o vídeo tutorial de como votar.

 

Próximas etapas

 

Seguindo o Anexo do Regimento, o prazo para interposição de recursos vai até o dia 15 de abril. Para a mesma data está prevista a divulgação de eventuais resultados de recursos pela Comissão organizadora. O resultado final da Consulta será anunciado até 16 de abril.

 

As chapas deverão entregar as prestações de contas no período de 15 a 17 de abril. Já o envio do relatório final da Consulta pela Comissão ao Conselho Universitário (Consuni) está previsto para ocorrer até o dia 22 de abril.

 

Candidatos(as)

 

O primeiro turno da consulta foi realizado no dia 7 de abril e contabilizou 12.924 votos, distribuídos da seguinte forma: 1.605 votos de docentes, 1.235 de técnico-administrativos(as) em educação (TAEs) e 9.881 de discentes. Também foram registrados 108 votos em branco e 95 votos nulos. Já  no segundo turno, duas chapas concorrem aos cargos de reitor(a) e vice-reitor da Ufam: 

 

Chapa 57 - “Mudança!”. Candidata a reitora: Tanara Lauschner, e candidato a vice-reitor: Geone Maia Corrêa;

 

Chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”. Candidata a reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça, e candidato a vice-reitor: Armando Araújo de Souza Júnior.

 

As informações sobre cada uma das chapas candidatas podem ser acessadas no menu principal do site da ADUA, na aba “Consulta Escolha Reitoria UFAM 2025”, no subitem “Chapas Inscritas”. Acesse aqui.

 



Galeria de Fotos
 









 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL: