Documento sem título






     Notícias






Gestores da Ufam tomam posse para o quadriênio 2013/2017



Em solenidade realizada no último sábado (6), tomou posse para o quadriênio 2013/2017, a gestão “Ufam Sempre Melhor”, com a nomeação do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, pró-reitores, diretores de unidades, assessores especiais e diretores de órgãos suplementares da Instituição.

No dia 1º de julho, a reitora, professora Márcia Perales foi reconduzida ao cargo pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, avalizando os resultados da consulta à comunidade acadêmica, que envolveu professores, técnicos e discentes.

À mesa de honra da posse, a reitora esteve acompanhada pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas, professor Clenaldo de Almeida Costa; pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado Amazonas, empresário Antônio Silva; pelo superintendente da Polícia Federal do Amazonas, delegado Sérgio Fontes; pelo presidente da Academia Amazonense de Letras, Arlindo Porto, e também pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Sildomar Abtibol.

Em seu discurso, o professor Hedinaldo Lima afirmou que aquele fora o primeiro momento para o qual dedicara a confecção de um pronunciamento. “Este é um momento diferente, mas tão grandioso quanto o dia que fomos eleitos pela primeira vez. Desde então, temos trabalhado com muita seriedade, pensando sempre em uma gestão transparente e comprometida com resultados”, frisou ele que, ao término do discurso e já empossado, assumiu assento à mesa de honra.

A solenidade teve continuidade com a leitura dos termos de posse de pró-reitores e diretores das unidades acadêmicas e órgãos suplementares, além de assessores especiais.

Convidados a se pronunciarem, o ex-reitor da Instituição, professor Marcos Barros, salientou o “quão importante é manter o olhar e a sensibilidade aflorados para as manifestações públicas, num propósito de atender às expectativas daqueles que encaminharão num futuro breve, as decisões do País e as políticas sociais”.

Em agradecimento, a reitora, professora Márcia Perales, dedicou sua fala a declarar que a Instituição "não poderá jamais, ser considerada uma obra acabada por estar em sua própria natureza, em constante aperfeiçoamento, numa construção coletiva”.

A reitora ancorou, mais uma vez, seu pacto com diretrizes e princípios defendidos no início de sua primeira gestão: “A educação pública e gratuita de qualidade, uma Universidade promotora de valores democráticos e uma gestão participativa, transparente, descentralizada, autônoma, entre outros pontos, jamais poderão ser esquecidos”, relembrou.

Conheça os Pró-reitores da UFAM e as expectativas de cada um para a gestão 2013/2017


Planejamento estratégico
 
À frente da Proplan, a professora Mariomar Lima acredita que o planejamento é a resposta para uma gestão eficiente.   “Nós vamos iniciar a partir do mês de setembro o planejamento estratégico da UFAM para os próximos 10 anos e partindo desse trabalho nós vamos desenvolver todas as atividades não só da administração superior, mas também das unidades acadêmicas. Então, espera-se que a partir de agora as atividades que vamos realizar sejam todas avaliadas através de indicadores de gestão pautadas nas metas que serão estabelecidas no nosso planejamento estratégico”.
 
Melhoria contínua
 
De acordo com o professor Lucídio Rocha, a Proeg foi uma das pró-reitorias melhor avaliadas na primeira gestão da professora Márcia Perales. O novo Pró-reitor de ensino de graduação diz que o aperfeiçoamento constante dos serviços será a principal meta em sua administração. “Nós vamos assumir uma pró-reitoria com um nível de qualidade de serviços muito alto, o que redobra a nossa responsabilidade. Temos o dever de continuar perseverando para que a Proeg venha a melhorar cada vez mais”.

Agilidade administrativa
 
Sob a liderança do novo pró-reitor, a Proadm investirá na busca pela agilização das atividades realizadas.“Nossa expectativa é tornar os três departamentos: de finanças, de material e a coordenação de contratos e convênios mais ágeis de forma que a Proadm possa melhor atender a comunidade universitária. Vamos dar atenção em dobro ao Departamento de finanças a fim de agilizar os processos de compras.”, disse o titular da Proadm, Ricardo José Baptista Cavalcante.

Avançar nas conquistas

A mais recente Pró-reitoria da UFAM – de Inovação Tecnológica – continua sob a direção da professora Socorro Chaves, a qual prosseguirá com as conquistas importantes para a Universidade. “Nós trabalhamos nesses últimos quatro anos com muito afinco e conseguimos conquistar a construção dessa Pró-reitoria. Agora, nós esperamos realmente avançar no processo de proteção dos conhecimentos dos nossos intelectuais, ajudar na produção de mais conhecimento e possibilitar um avanço significativo para a Instituição.”
 
Modernizar os processos

 
O professor Gilson Monteiro destaca a modernização dos processos como um alvo a ser alcançado pela Propesp até 2017. Para tanto, o Pró-reitor informa que algumas ações já estão sendo implementadas.   “Pretendemos continuar o trabalho que já vinha sendo feito e esperamos fazer as mudanças que a comunidade universitária espera que sejam feitas. A nossa ideia é modernizar os processos dentro da Propesp. Já começamos testando a solicitação de passagens via email e queremos implantar daqui a mais uns dias também os relatórios por email para, futuramente, fazer isso tudo online”.
 
Trabalho em equipe
 
Para a Pró-reitora da Procomun, Kathya Augusta Thomé Lopes, a ação conjunta será o elemento-chave em sua administração. “Espero desenvolver uma gestão compartilhada, participativa, onde todas as pessoas, os funcionários que hoje estão na Procomun e aqueles que virão, possam reestruturar, fazer de forma diferente, utilizar aquilo que deu certo para modificar, melhorar o que não foi tão bem”, disse.
 
Consolidação das medidas implantadas
 
O professor Frederico Arruda, pró-reitor de Extensão e Interiorização aposta na consolidação das medidas adotadas pela Pró-reitoria durante a primeira gestão para assegurar o sucesso também no novo quadriênio.“Quase todas as metas que nós queríamos atingir, nós atingimos. Agora, no último ano nós demos mais alguns passos em relação aos avanços que nós considerávamos indispensáveis. Um deles, a possibilidade das comunidades poderem coordenar os próprios projetos de extensão com o aconselhamento técnico-científico de nossos professores, técnicos e acadêmicos. São avanços que desejamos consolidar nesse próximo período. Precisamos tornar tudo isso uma realidade.”

Fonte: Ufam



Galeria de Fotos