A importância dos/as docentes se filiarem ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) na UFAM, representado pela ADUA, relaciona-se à necessidade de organização coletiva que todas as categorias da classe trabalhadora sentem para defender seus direitos e conquistar suas reivindicações.
O ANDES-SN, desde seu nascimento como Associação, em 1979, rompeu com a estrutura sindical autoritária implantada e se firmou como uma entidade representativa organizada pela base nos locais de trabalho, em que as decisões são deliberadas em assembleias de base e a diretoria nacional é eleita por todos/as sindicalizados/as.
O sindicato é mantido pela contribuição voluntária de seus/suas sindicalizados/sindicalizadas. A ADUA vem lutando por uma educação pública de qualidade, em todos os níveis, pela valorização do trabalho e da carreira docente e pela autonomia e gestão democrática. Defesa da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e por recursos suficientes para manter as condições de trabalho e ensino relacionadas a essas atividades.
Além disso, participa ativamente nas lutas pela democratização da sociedade brasileira, contra todas as formas de opressão e discriminação e contra todas as “reformas” que objetivem retirar direitos sociais e trabalhistas, que privatizem e mercantilizem os serviços públicos. É um patrimônio histórico da organização e da luta da classe trabalhadora brasileira.
|