Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  00/00/0000 - por



Seja bem vindo, Ministro



Em 27/01/2011

Recentemente, a imprensa local veiculou a noticia que o novo titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, prometeu vir a Manaus no próximo mês de fevereiro para participar das comemorações do quadragésimo quarto aniversário de criação da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Considerando que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) é vinculada administrativamente ao MDIC, era de se esperar que a ZFM, pela importância que tem no âmbito desse Ministério e no cenário nacional, fosse o primeiro lugar a ser visitado por aquela autoridade ao assumir sua elevada função. De fato, foi perdida uma excelente oportunidade de ser o primeiro membro do novo governo a visitar a nossa cidade em missão oficial, uma vez que o titular do Ministério das Comunicações (MCT), Aluizio Mercadante, esteve em Manaus nesta semana, em visita de trabalho ao Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), jurisdicionado a sua pasta, e ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), criado pela SUFRAMA.

Esperamos que o novo Ministro do MDIC dê início, de imediato, aos estudos para transformar a ZFM em um modelo permanente de desenvolvimento, sem prazo de validade definido para os incentivos fiscais que atraem as indústrias, como prometido pela Presidente Dilma Rousseff, em agradecimento ao povo amazonense pela maciça votação recebida na ultima eleição.

A presença do Ministro Fernando Pimentel em Manaus, por certo, tranqüilizará a comunidade empresarial no que concerne à manutenção da legislação atual dos incentivos fiscais federais, garantindo a continuidade dos empreendimentos industriais já implantados, bem como, atraindo novas fábricas para o Pólo Industrial de Manaus (PIM).

O titular do MDIC vai ter oportunidade de, pessoalmente, ver o bom momento que atravessa o PIM, que fechou 2010 contabilizando um faturamento próximo de US$ 35,00 bilhões, um efetivo contratado de mais de 115 mil empregados diretos, além de mais de 500 mil indiretos demandados pela economia local, gerando renda para toda a comunidade.

Portanto, só nos resta aguardar a presença do Ministro Fernando Pimentel para presidir a reunião festiva do Conselho de Administração da Suframa (CAS), e esperar que ele nos traga boas notícias, tal como o descontigenciamento das verbas orçamentárias da Suframa, para que a Autarquia possa se manter com dignidade e cumprir seus objetivos legais, para, então, juntos, comemorarmos o quadragésimo quarto aniversário do modelo ZFM.

*Raimundo Lopes Filho é professor da Ufam e engenheiro; atualmente é diretor de PROJEC – Projetos e Consultoria Ltda



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL