Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  06/08/2015 - por



O calendário estapafúrdio da UFAM



06/08/2015

Em todas as instituições de ensino que conheci até o momento, quer nos níveis básicos, quer no ensino superior, as coisas funcionam mais ou menos assim: 1º - os estudantes se matriculam, 2º - recebem suas confirmações de matrículas, 3º - iniciam o período letivo (semestral no ensino superior e anual no ciclo básico), 4º - realizam atividades acadêmicas e avaliações, 5º - recebem conceitos que informam sobre sua aprovação ou reprovação, 6º - finalizam o período letivo.

Na UFAM de 2015, a atitude dúbia e vacilante da administração superior frente à deflagração da greve dos professores e técnico-administrativos, tornou esta simples receita básica do funcionamento de uma instituição de ensino uma gororoba indigesta. Após certa demora na convocação de seu Conselho Universitário (CONSUNI), para decidir sobre o calendário acadêmico (solicitação feita pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas - ADUA), de modo sorrateiro, dois docentes e três entidades estudantis alinhadas politicamente com as posições da reitoria, ingressaram com um mandado de segurança, que exigia que o CONSUNI se abstivesse de decidir sobre este assunto.

A resposta da reitoria a este ataque à autonomia universitária não poderia ter sido mais débil. Em seu questionamento à justiça, a administração da UFAM sequer refere-se a este ataque, contribuindo para que, numa interpretação equivocada da Justiça Federal, se mantivesse esta absurda mordaça no CONSUNI.



Daí em diante, tudo passou a ser permitido. A reitoria diz querer preservar, por um lado, o direito (coletivo) dos grevistas e, por outro, o direito (individual) dos que querem continuar trabalhando (os fura-greves). Desse impasse surgiram vários calendários vigentes: a) o dos que aderiram à greve; b) o daqueles que não aderiram à greve; c) o daqueles que suspenderam sua atividade aguardando a decisão do CONSUNI, mas que, acreditando precisar da autorização do patrão para fazer greve, retomaram suas atividades pela falta de decisão do CONSUNI e; d) o daqueles que, sem repor as aulas, querem concluir o período com um “trabalhinho”, etc, etc.

Grande parte dos alunos, mesmo das unidades mais reticentes à greve, concluíram algumas disciplinas, mas não outras. Ainda assim, a reitora, em reunião recente com diretores de unidade de Manaus (e, estranhamente, com a ausência dos diretores de unidades fora da sede), informou que, mesmo sem o encerramento do período por parte de muitos professores, iniciaria o período na data prevista, ainda que muitos não possam acompanhar o calendário; que não haja garantias, por parte da administração superior, de reposição integral de aulas; e que esta babel acadêmica permaneça instalada.

O individualismo, marca da universidade contemporânea, da sociedade ocidental, será, mais do que nunca, em seu grau máximo, a cara da UFAM. Cada um faz o que quiser, quando quiser, adota o calendário que quiser, define suas próprias essencialidades, ocupa o espaço do outro, decide o que bem entender e pode ainda, escolher atuar, ora como docente, ora técnico, ora como administrativo, carregador de móveis, etc. Se quiser, pode até calar o CONSUNI e, por tabela, atentar contra a autonomia universitária por via judicial. Ah! E vale também caluniar ou ofender o colega, decidir sobre que documentos responder, enfim... tudo vale, exceto questionar politicamente os cortes implementados pelo Governo Federal. Ah! Não! Porque aí já é demais!

* Welton Oda é professor do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL