Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  25/10/2022 - por Wilhelm Alexander Cardoso Steinmetz



Desabafo de um cientista



 

 

Como muitos de vocês devem saber, trabalhei com simulações matemáticas na pandemia da covid-19 e participei de um grupo de pesquisa que publicou vários artigos científicos sobre a evolução da pandemia em Manaus e no Brasil. Apontamos na revista Nature Medicine com cinco meses de antecedência a segunda onda que viria a assolar Manaus em janeiro de 2021 e que levou à falta de oxigênio - fomos ignorados pelos políticos. O atual presidente, porém, não só nos ignorou, mas também expressou quase diariamente o seu mais rasteiro desdém pela vida humana e pela Ciência, desprezando e negando verdades científicas tão óbvias e cristalinas como o Teorema de Pitágoras.

 

Como cidadão tive que constatar que o desprezo pelas mais claras evidências não se limita à Ciência, mas se estende também a políticas de educação, saúde, meio-ambiente, economia, etc. Infelizmente, tive que constatar que as palavras malcriadas e desumanas vindas deste presidente não são deslizes de um "boquirroto", mas são o fiel retrato de suas melhores ideias.

 

Que tipo de presidente é esse que ignora todos os alertas para uma crise de oxigênio e, quando acontece, a minimiza, demora para reagir, e ainda insiste em gastar dinheiro público com remédios ineficazes? Muitas pessoas estavam tomando esses remédios ineficazes, e sem surpresa, pararam no hospital!

 

Que tipo de presidente é esse que atrasa a chegada da vacina (recusa oferta de vacinas, manda o seu ministério cancelar a compra de vacinas, faz campanha contra a vacinação...), que aponta o dedo sempre para os outros, mas cujo governo é acusado de cobrar propina de 1 dólar por dose?

 

Que tipo de governo é esse que toma dinheiro de universidades (várias delas mal conseguindo pagar a conta de luz!) três semanas antes da eleição, com a “promessa” de devolvê-lo depois da eleição? Pensem bem, para quê?

 

Que tipo de presidente é esse que corta os investimentos em universidades em 80% no seu mandato e que foge de qualquer pergunta sobre universidades no debate presidencial? Que futuro teremos com um presidente que zomba de 500 anos de Ciência e sapateia em cima das covas de quase 700.000 mortos?

 

Não devemos nos omitir - cada um de nós precisa responder a essas perguntas na cabine de votação no domingo, dia 30 de outubro de 2022.

 

 

* Wilhelm Alexander Cardoso Steinmetz é professor da UFMG, graduado e mestre pela Universidade de Oxford, mestre e doutor pela Universidade de Paris-Sud XI -

 

Belo Horizonte, 21 de outubro de 2022







Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL