Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  24/11/2020 - por Luis Alberto Passos Presa



Fontes



O Governo Federal tem anunciado que em 2021 vai ampliar o Bolsa Família, com um novo nome. Começam as citações sobre de onde vai sair a dinheiro para financiar tão importante programa social para as pessoas muito pobres. Citaram os precatórios e o Fundo da Educação. Atualmente falam em diminuir os grandes salários de servidores públicos, principalmente daqueles que ganham acima do teto de 39 mil.

 

Nos últimos dias falam em aumentar a alíquota do Imposto de Renda, inclusive baixando a faixa de isenção, o que tributaria os assalariados mais pobres. Também falam em criar um novo imposto, aumentando nossa carga tributária que é altíssima.

 

Não tem sido citado que existem outras volumosas fontes. A primeira seria tomar emprestado somente uns dez por cento dos juros da Dívida Pública Federal, o maior ralo de desvio de dinheiro público, cuja auditoria é impedida há décadas. Vide “Auditoria Cidadã da Dívida Pública”, de Maria Fatorelli. O Brasil paga 4 bilhões de reais por dia de juros da DP.

 

Além disso, haveria outras fontes, tais como:

  1. Diminuição do número de deputados e senadores
  2. Diminuição do fundo partidário
  3. Diminuição das despesas dos Governos (cartões corporativos)
  4. Diminuição dos salários de juízes e ministros
  5. Diminuição das despesas com eleições
  6. Combate à sonegação fiscal
  7. Cobrança dos grandes devedores da Previdência
  8. Tributação mínima para Grandes Isenções
  9. Privatizações de empresas estatais deficitárias

 

Pode-se estimar valores para cada um desses dez itens. E compor um volume total de recursos financeiros com cerca de dez por cento para cada um. Não pesaria tanto para a sacrificada classe média assalariada cujos direitos trabalhistas foram recentemente diminuídos.

 

Esperamos que estas opções sejam consideradas. Desse modo, estaremos ajudando de modo equitativo as pessoas mais pobres do Brasil.

 

Luis é professor do Curso de Psicologia da Ufam.    







Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL