Foto: Rana Coutinho
.jpg)
Está disponível o 22º artigo do dossiê “Fim da Escala 6x1 e Redução da Jornada de Trabalho”, que aprofunda o debate sobre os impactos da organização do tempo de trabalho na vida da classe trabalhadora. Intitulado “O resgate da vida do trabalhador, subtraída pela apropriação da mais-valia capitalista”, o texto é de autoria de Edivaldo Ramos de Oliveira e contextualiza o surgimento da campanha pelo fim da escala 6x1 no Brasil como uma mobilização social.
“A campanha pelo fim da escala 6x1 surgiu e se propagou pelo país como uma chama de esperança na melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida de milhões de pessoas, anônimos trabalhadores de baixa renda, em sua grande maioria. Impulsionada pela chave da humanização, conseguiu mobilizar a classe trabalhadora e construir uma alternativa de resistência contra o capital, destacando-se no cenário político atual. Produto direto das redes sociais, migrou para as ruas e à margem dos partidos políticos e da institucionalidade, resultando em uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que pode impor uma histórica derrota ao neoliberalismo”, sintetiza a publicação, disponível na íntegra aqui.
Dossiê
O Sindicato Nacional segue mobilizando a luta pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, pauta central do Plebiscito Popular por Justiça Tributária, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em articulação com entidades dos movimentos sindical e social, entre elas o ANDES-SN.
Para fortalecer essa reflexão, o Sindicato Nacional e suas seções sindicais intensificam o debate sobre o tema, somando-se a outras entidades e veículos de comunicação que vêm divulgando os artigos do dossiê. Confira todos os textos já publicados aqui.
|