Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Weintraub poderá ser convocado a dar esclarecimentos sobre nomeações nas universidades



Data: 10/10/2019

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados poderá convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar quais foram os critérios para a nomeação de reitores de universidades federais. O pedido da convocação deverá ser apresentado pela deputada Margarida Salomão (PT) nesta semana para que seja votado pelos integrantes do colegiado.

Deputados, reitores, professores universitários, técnicos-administrativos e estudantes criticam a forma como o presidente Jair Bolsonaro vem nomeando reitores de universidades federais que sejam aliados de seu governo e simpatizantes do Future-se, mesmo que o candidato tenha sido o  menos votado da lista tríplice encaminhada pelas instituições ao governo, desrespeitando a comunidade acadêmica e a autonomia universitária. Em nove meses, este episódio se repetiu em seis universidades. A atitude foi classificada como “autoritária”.

Ainda que não seja ilegal, a nova forma de escolha estaria quebrando a tradição de governos anteriores de nomear o mais votado. O desrespeito à escolha das comunidades acadêmicas foi um dos motivos que levaram docentes e estudantes a paralisar as atividades por 48 horas nos últimos dias 2 e 3 de outubro.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Antônio Gonçalves Filho, a escolha não deveria estar sobre a responsabilidade do atual governo. “Há algum compromisso desse governo com a democracia? Porque nomeia alguém que teve menos de 5% dos votos. O grande objetivo é romper e atacar a autonomia das instituições de ensino superior. O que se quer é introduzir o pensamento único”, declarou.

Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que sofreram intervenção de Bolsonaro:

1. UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul
2. UFC – Universidade Federal do Ceará
3. UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
4. UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
5. UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
6. UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados
7. Cefet-RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA-SSind.



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL