Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Estudantes do ICSEZ ocupam campus em defesa da Educação Pública



Data: 02/10/2019

Os estudantes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) ocuparam, na madrugada desta quarta-feira (2), o campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Parintins em protesto aos ataques à educação pública praticados pelo governo Bolsonaro. A atividade faz parte da programação da Greve Geral da Educação de 48 horas, realizadas nestes dias 2 e 3 de outubro.  

A estudante do 7º período do curso de Serviço Social, Natália Priscila Silva Modesto, explicou que o ato é um chamado nacional contra os sucessivos ataques do governo à Educação, entre eles, o projeto Future-se, os cortes de recursos nas Instituições Públicas de Ensino, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Plano Nacional de Assistência Estudantil  (PNAES) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Também estão na agenda de lutas dos e das discentes o protesto contra a intervenção do governo federal na escolha dos dirigentes das Instituições Federais de Ensin, a militarização das escolas e a retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras como a Contrarreforma da Previdência.

Ainda de acordo com a discente, a manifestação é uma forma de expor a mobilização e a luta dos estudantes em defesa dos seus direitos. “Para mostrar para esses governantes autoritários, irresponsáveis que ferem de morte a classe trabalhadora e cortam na carne nossos direitos com seus decretos, que nossa categoria está organizada, que estamos firmes e fortes na defesa desse direito que é a educação pública e gratuita, educação essa que é fruto de lutas e movimentos sociais que nos antecedem. Não vamos permitir que nos tirem de forma tão perversa esse direito de fazermos parte de uma universidade pública e de qualidade”, disse.

Programação da Greve Geral no ICSEZ

Nesta quarta-feira (2) ocorre a atividade "Análise da conjuntura e o futuro da educação pública no Brasil". No dia seguinte (3) serão realizados: tour pela universidade (8h-9h); feira de artesanatos (8h-17h); oficina de dança (9h-11h); jogos e brincadeiras (14h); mesa redonda /debate sobre os Impactos do programa "Future-se" na Universidade pública (15h-18h); teatro/místicas (18h-20h) e exibição do filme Que horas ela volta (cinema) (20h-22h).

A organização é do Movimento Estudantil do ICSEZ e tem o apoio da ADUA.

Fonte: ADUA-SSind.



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL