Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Diretório Acadêmico aponta racismo em agressão a homem na UFMG



Data: 01/10/2019

Um homem de 32 anos - que não foi identificado -  procurou a polícia para denunciar seguranças da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por agressão na tarde de sábado (28). Quatro seguranças teriam o mobilizado com um golpe de mata-leão e deferido diversos chutes. O Diretório Acadêmico da Letras divulgou uma nota de "absoluto" repúdio ao método de abordagem dos seguranças e classificou a ação como racista.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima foi até a universidade para se matricular em um curso de inglês na Faculdade de Letras quando foi abordado por um segurança que pediu sua identificação. O denunciante acredita tratar-se do chefe da segurança, já que ele estava com uniforme diferenciado.

Em resposta à abordagem, o rapaz teria esclarecido que era ex-aluno e que iria se matricular em um curso do Centro de Extensão da Faculdade de Letras. Outros três seguranças se aproximaram e disseram: "você está fingindo ser estudante para roubar alunos" e "vamos colocar você para fora."

O homem disse aos policiais que, em seguida, foi agredido. Um dos seguranças deferiu um mata-leão e, posteriormente, outro segurou suas pernas. Ele contou aos policiais que foi chutado diversas vezes.

Alunos e funcionários que estavam no campus ouviram os gritos e gravaram o episódio. O homem contou que um dos seguranças pegou o celular
da mão de um dos alunos e jogou o aparelho no chão. Depois disso, o homem foi solto pelos seguranças.

A ocorrência foi registrada como "agressão" no início da noite e foi encerrada na Delegacia da Polícia Civil da Região Noroeste.

Diretório Acadêmico se manifesta

A Gestão Bagagem, em nome do Diretório Acadêmico Carlos Drumond de Andrade, divulgou uma nota para esclarecer os fatos ocorridos na Faculdade de Letras. De acordo com o posicionamento, "um jovem negro foi vítima de agressão e racismo por parte dos seguranças do prédio".

Foi feito um relatório de ocorrência com a segurança interna do campus e a polícia foi acionada para que pudesse ser feito um boletim de ocorrência.

Segundo o Diretório, diversas instâncias institucionais já foram contatadas e todas as medidas imediatas foram tomadas. "Existem provas audiovisuais, além de diversas testemunhas que presenciaram o fato. Estamos acompanhando o caso, e conforme o andamento do mesmo atualizaremos através de notas", informou.

"Expressamos nessa nota, em nome do Diretório Acadêmico da Letras, do Diretório Central dos Estudantes, do Movimento Negro da UFMG, e das pessoas que presenciaram e estão acompanhando o caso total e absoluto repúdio ao método de abordagem dos seguranças, e estamos acompanhando o caso para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas para que não tenhamos mais acontecimentos como esse", finalizou.

Fonte: Site Estado de Minas com edição da ADUA-SSind.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL