Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




"Future-se" é debatido em audiência a Câmara dos Deputados



Data: 19/08/2019

O "Future-se", programa de desmonte da educação federal, foi tema de debate em uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no último dia 15. O ANDES-SN esteve presente, junto com demais entidades do setor da Educação Federal, como Fasubra Sindical e a União Nacional dos Estudantes (UNE).  Também participaram da audiência o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, e o presidente da Andifes, João Carlos Salles, entre outros.

Diversas argumentos criticaram o projeto do governo, apontando seu caráter privatista e de desmonte da educação federal pública. O ANDES-SN esteve representado pela 1ª vice-presidente da entidade, Qelli Dias Rocha. Em sua fala, a diretora do Sindicato Nacional criticou o projeto de privatização da Educação Federal e também a falta de diálogo do governo com a população e os setores que compõem a comunidade acadêmica.

Qelli também ressaltou que o Future-se irá precarizar ainda mais as condições de trabalho e qualidade de ensino e pesquisa nas instituições. "Na medida em que se coloca essa perspectiva de captação de recurso, possibilita-se a contratação de professores horistas que terão condições mínimas", refletiu.

A diretora do Sindicato Nacional apresentou aos participantes o Caderno 2 do ANDES-SN, que traz a proposta do sindicato para a Universidade Brasileira. "Desde a década de 1980, o ANDES elaborou o Caderno 2 que versa sobre o projeto de universidade que defendido pelo Sindicato Nacional - sobre autonomia, democracia, instâncias de deliberação, sujeitos sociais constitutivos da comunidade acadêmica. Nós temos um acúmulo e estamos dispostos a dialogar com outros setores e com os parlamentares no intuito de barrar esse projeto que é sim de privatização da universidade pública", concluiu Qelli.

Fonte: ANDES-SN


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL