Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Flávio Bolsonaro quer levar discussão sobre a capitalização ao Senado



Data: 14/08/2019

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) irá retomar as discussões sobre o regime de capitalização da Previdência durante a tramitação da reforma que muda as regras da aposentadoria brasileira no Senado.  O filho do presidente Jair Bolsonaro admite que a orientação do governo é não apresentar destaques nem emendas ao texto que vai a plenário para garantir a aprovação célere da reforma, e se reunirá com a equipe do Ministério da Economia para definir qual a melhor estratégia para tratar desse assunto.

O regime de capitalização determina que cada pessoa é responsável por sua aposentadoria, o que contraria o  regime previdenciário atual de repartição, em que os trabalhadores da ativa e o governo arcam com as aposentadorias de quem já não está mais ativa. A capitalização que o senador busca aprovar prevê que o trabalhador faça uma espécie de poupança para a própria aposentadoria.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que capitalização seria o modelo ideal para o país por conta do processo de envelhecimento da população brasileira. Os apelos de Guedes, no entanto, não foram suficientes para a Câmara aceitar a proposta. A capitalização não entrou nem no parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP), pois os deputados acreditaram que o sistema poderia reduzir muito o valor da aposentadoria dos mais pobres.

Tasso Jereissati (PSDB-CE) admitiu na quinta-feira (8) que há alguns senadores querendo retomar o debate sobre a capitalização. E um deles é o filho do presidente Jair Bolsonaro. Flávio Bolsonaro não quer que o assunto atrapalhe a promulgação do que já foi aprovado na Câmara. Portanto, o senador acredita que o tema pode ser tratado em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela e vai definir esta estratégia junto com a equipe de Paulo Guedes.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não quis falar tanto sobre o assunto e negou qualquer tipo de acordo sobre a inclusão da capitalização na reforma, mas admitiu que, se for levantado por algum parlamentar, o assunto será debatido na Casa.

Fonte: Congresso em Foco



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL