Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Crime de ódio leva à morte de mestre de capoeira na Bahia



Data: 08/10/2018

O mestre de capoeira e compositor Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi assassinado a facadas na noite de domingo (7) em Salvador (BA). Mestre Moa foi esfaqueado doze vezes nas costas por um apoiador de Jair Bolsonaro quando disse que era eleitor do Partido dos Trabalhadores (PT).

O suspeito, cujo nome não foi divulgado, foi preso e confessou o crime à polícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele teria se aproximado do grupo em que Moa estava afirmado que era eleitor de Bolsonaro. O homem reagiu com violência após o mestre de capoeira afirmar que o grupo votava no PT. Germinio Pereira, primo do Mestre Moa, também foi esfaqueado no braço e teve que passar por cirurgia.

Nascido em Salvador, Moa do Katendê era um artista ligado às tradições afro-baianas. Compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador, descobriu suas raízes aos oito anos de idade no “Ilê Axé Omin Bain”, terreiro de sua tia e incentivadora. Mestre Moa do Katendê falava sobre a “reafricanização” da juventude da Bahia e do processo de “reafricanização” do carnaval na Bahia, e atribuía esse processo à própria dinâmica interna da vida baiana.

Caroline Lima, 1ª secretária do ANDES-SN, afirmou que a Bahia amanheceu triste pelo assassinato. “Mestre Moa era um militante do movimento negro, do movimento de cultura afro-brasileira. Foi uma perda triste que é resultado do discurso de ódio. Não podemos deixar que isso nos abata, nem deixar que o ódio vença a esperança. Temos que seguir resistindo”, disse.

“O discurso de ódio e o projeto protofascista estão ganhando corpo e gerando uma polarização, usando da força e da violência para calar a divergência. O crime é reflexo dessa polarização e demonstra como o discurso de ódio está ganhando força no processo eleitoral”, completa Caroline.

A diretoria do ANDES-SN divulgou nota repudiando o assassinato.

Com informações e imagem de Geledés.

Fonte: ANDES-SN


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL