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Professores de cursinhos preparatórios apontam erros em questões das provas do PSC



Data: 02/03/2016

Os professores também mencionaram um estilo de elaboração diferente para as provas.

Após as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC), professores de um cursinho preparatório de Manaus avaliaram que as três etapas das provas apresentaram erros em questões e um estilo de elaboração diferente dos anos anteriores. Para os ouvidos pela reportagem, o curto período de tempo para realização do certame, que seria em novembro mas acabou suspenso após o vazamento das provas, foi determinante para isso.

O prazo para recursos em relação ao gabarito encerra à meia-noite desta terça-feira. O gabarito definitivo, com a devida correção de questões, deve ser divulgado no dia 11 de março, de acordo com a diretora-presidente da Comissão Permanente de Concursos (Compec) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Ana Galotta.

Segundo o professor de Biologia do Pré-Uni Vestibulares, Jefferson Almeida, 39, havia questões nas provas da disciplina com erros, e ainda houve perguntas sobre assuntos que, segundo ele, não constavam em edital.

De acordo com ele, em uma questão da prova de Biologia do 1º ano, o assunto de "fotossíntese" foi cobrado, mesmo estando fora do programa. Outro erro apontado pelo professor foi na prova do 2º ano, em que a resposta aponta que um "Zangão é diplóide", mas de acordo com Jefferson, seria "haplóide".

Para ele, o curto tempo para a elaboração das provas do PSC pode ter levado aos erros. "A prova foi anulada e remarcada. Os elaboradores tiveram apenas três meses para preparar novas questões. É uma situação realmente muito complicada para os alunos", comentou. Ainda de acordo com o professor Jefferson, uma reformulação na Compec deveria ser feita, para que não venham a acontecer erros em provas futuras.

O professor de matemática do curso Pré-Uni, Ali Assi, 39, afirmou que havia questões sem a clareza adequada, o que, para ele, pode ter sido causada pelo pouco tempo para a realização do exame. “Fiquei com uma sensação de que não houve uma preocupação na elaboração das questões. Algumas não estão muito claras. Isso leva os alunos a errarem, tendo uma interpretação diferente do que de fato seria preciso para a resolução", disse o professor.

Em matemática, especialidade do professor, duas questões da prova para alunos do 1º ano do Ensino Médio, não deixavam claro o que era para ser resolvido, de acordo com Ali. Segundo o professor, o grau de dificuldade da prova continuou o mesmo, em relação aos anos anteriores. Ele também afirmou ter notado um estilo de elaboração diferente do que a Compec costuma fazer. “O que pode ter acontecido é que os elaboradores não tiveram um tempo para elaborar com mais cuidado ou até mesmo revisar melhor as provas. Pode ser que tenha sido isso, mas não se sabe ao certo", comentou.

A diretora-presidente da Compec da Ufam, professora Ana Galotta, afirmou que todos os questionamentos sobre questões estão sendo recebidos até a meia-noite desta terça-feira e serão devidamente analisados pela banca elaboradora das questões. "Eles irão checar os recursos que recebermos. A partir daí, vão tirar as conclusões se existir ou não o erro, para que as alterações sejam feitas", informou ela.

Ainda de acordo com a diretora-presidente da Compec, o gabarito definitivo com as correções necessárias será divulgado no dia 11 de março.

Fonte:
D24 am



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