Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  03/12/2020


Livro "Universidade, Ciência e Classe numa era de crises" e cartilha da Comissão da Verdade são lançados pelo ANDES-SN



A obra "Universidade, Ciência e Classe numa era de crises", organizada por Eblin Farage e Osvaldo Coggiola, foi lançada, na terça-feira (01º/12), no 10º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário. No evento, ocorreu também o lançamento da cartilha da Comissão da Verdade do Sindicato Nacional "Relatório Final da Pesquisa: A Ditadura Empresarial-Militar nas Universidades Públicas Brasileiras". (Faça o download do material abaixo).

 

No 10º Conad Extraordinário, realizado virtualmente, foi realizada a posse da nova diretoria do ANDES-SN (biênio 2020-2022).

 

"Universidade, Ciência e Classe numa era de crises" resgata os debates realizados em abril de 2019, durante o Seminário Internacional do ANDES-SN "Universidade, Ciência e Classe numa Era de Crises", que discutiu as condições estruturantes na conjuntura internacional do capital que impactam a organização da universidade pública. Com 11 capítulos, o livro foi publicado pelo selo Outra Expressão, da editora Expressão Popular.

 

"A crise estrutural do capitalismo, que se agrega a uma crise sanitária mundial, tem exigido das entidades da classe trabalhadora um repensar de ações e o reafirmar do projeto classista que tenha como prioridade a vida e não o lucro. Por isso, o lançamento deste livro, resgatando os debates realizados ainda em 2019, é fundamental", apontam os organizadores, na apresentação da obra. Farage e Coggiola foram os encarregados sindical e internacional, respectivamente, do Sindicato Nacional, na gestão 2018-2020.

 

Cartilha

 

O "Relatório Final da pesquisa: A Ditadura Empresarial - Militar nas Universidades Públicas Brasileiras" busca dar visibilidade às consequências do golpe empresarial-militar e desvela os efeitos deste período de violência estatal, obscurantismo intelectual e de censura ao pensamento e à liberdade de expressão, em especial para docentes, discentes e técnicos(as) das universidades públicas.

 

"Esse é um trabalho mais do que necessário, pois o registro da memória sobre esse período ainda é um terreno em disputa, não precisamente delimitado. Os resgates históricos e documentais, as denúncias e os desvelamentos tornam-se uma obrigação para seguir enfrentando os segmentos do Estado que se opõem à abertura de todos os documentos da ditadura empresarial-militar brasileira e que almejam sustentar a ditadura como um período de pacífico e fulguroso desenvolvimento do país", aponta a Comissão da Verdade do ANDES-SN, na apresentação do material.

 

A Comissão da Verdade do Sindicato Nacional foi instituída em 2013, com o objetivo de investigar e denunciar os fatos perpetrados contra docentes universitários durante a ditadura empresarial-militar que se estendeu entre os anos de 1964 a 1985. Ao longo dos sete anos, a comissão realizou seminários e publicou o Caderno 27 "Luta Por Justiça e Resgate da Memória", que contém debates e relatos colhidos durante seminários realizados em diversos partes do país para esclarecer a sociedade sobre a verdade histórica desse período.

 

Leia a cartilha em PDF aqui  ou no ISSUU aqui

 

Leia o livro em PDF aqui ou no ISSUU aqui

 

 

Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL