Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário UFAM - Coroado

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92  98138-2677


Viva Melhor


   


  18/09/2020



ANDES-SN emite notas de repúdio contra novas intervenções de Bolsonaro nas universidades



Jair Bolsonaro voltou a fazer intervenções na escolha de reitores das universidades federais. Dessa vez, o presidente desconsiderou a escolha da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Pela legislação, é uma prerrogativa do presidente nomear o reitor a partir da lista tríplice encaminhada pelas universidades. A partir do governo Lula, era de praxe que o mais votado nas consultas internas seja o indicado. A situação mudou na gestão Bolsonaro. Desde o início de seu governo, já foram, pelo menos, 14 nomeações de reitores ou diretores de instituições federais de ensino que não estavam no topo da lista ou sequer constavam entre os indicados.

 

Em uma das notas, o ANDES-SN afirmou que repudia mais essa ofensiva contra a autonomia e a democracia das Universidades públicas e denuncia o desrespeito que tem sido recorrente neste governo. “A indicação de reitore(a)s que não foram escolhido(a)s em primeiro lugar para comporem a lista tríplice apresentada pelos Conselhos Universitários fere a democracia e tem como consequência a criação de um espaço de intervenção e controle do governo nas universidades públicas”.

 

Leia a nota sobre a nomeação para reitor na UNIFESSPA

 

Leia a nota sobre a nomeação para reitor na UFRGS

 

Foto: Unifesspa

 

Fonte: com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário UFAM - Coroado

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92  98138-2677
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL