Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  06/05/2020


Marcha Virtual pela Ciência utilizará avatares para representar participação dos manifestantes



 

Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de distanciamento social para evitar a disseminação do corona vírus, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) adaptou para o Brasil o aplicativo francês Manif.app que permitirá que as pessoas marquem presença digitalmente na manifestação de quinta-feira (7/05).

 

Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à marcha em defesa da ciência e da vida on-line, por meio de um avatar. Cada avatar representa um único manifestante, que pode estar apenas em um lugar e evento por vez.

 

O aplicativo usa o serviço colaborativo Open Street Map (equivalente ao Google Maps) e é muito simples de usar. Qualquer pessoa pode organizar um evento online, convidando outras pessoas a irem ao mesmo lugar por meio de contatos ou redes sociais ou participar de um já organizado.

 

O manifestante pode personalizar seu avatar, associando-o a uma “placa” na qual escreve seu protesto. Daí, basta arrastar seu avatar vermelho (representando uma silhueta) para o mapa interativo no local da demonstração e, assim, exibir seu apoio, com seu próprio cartaz. O avatar é visível publicamente no mapa, junto a todos os outros avatares.

 

“Nós utilizaremos o Manif.app para que todos possam marcar presença no dia da Marcha Virtual Pela Ciência, do sofá de suas casas, sem risco de contaminação pelo coronavírus”, comenta a diretora da SBPC, Claudia Linhares. A cientista é responsável pela tradução do aplicativo ao português brasileiro.

 

Aplicativo

 

A ferramenta foi criada por Antoine Schmitt, programador e artista francês, apoiado por uma rede de artistas politicamente engajados, em particular pela sua companheira, Hortense Gauthier, artista performática.

 

“Manif.app é uma página web de manifestação online coletiva em um mapa. Ele foi concebido diante da dificuldades crescentes de se manifestar em muitos países democráticos, por razões de desvio autoritário do poder constituído ou por razões sanitárias, e é claro, sempre muito difíceis, quiçá impossíveis, nos países não democráticos”, conta o programador.

 

A ideia do Manif.app nasceu durante as manifestações dos Coletes Amarelos (Gillets Jaunes), em 2019, e nos protestos contra a reforma da previdência na França, “ambas fortemente reprimidas com violência pelo governo”, diz Schmitt. Segundo ele, o confinamento por conta da covid-19 e a gestão catastrófica dessa crise sanitária pelo governo francês também influenciaram na idealização do aplicativo. “O manif.app nasceu da frustração e do desejo de dar outra forma de poder ao povo”.

 

A ferramenta é aberta para todos que tiverem interesse de organizar uma manifestação totalmente online. É possível, também, apoiar virtualmente ações que acontecem por todo o planeta.

 

Lançada nas redes sociais em 15 de abril de 2020, a ferramenta será utilizada por diversas entidades francesas nas manifestações do Dia do Trabalho, em 1º de maio, para substituir as ações físicas nas ruas, evitando, assim, aglomerações de pessoas.

 

Segurança

 

O desenvolvedor do aplicativo informa que as informações dos usuários (detalhes de contato ou informações pessoais) não são compartilhadas com nenhuma entidade comercial ou estatal, e também não são transmitidas, armazenadas ou fornecidas de forma alguma a ninguém.

 

Nenhuma informação privada (número de telefone, número IMEI, seu nome ou outro) é transmitida pela Internet. Conforme Schmitt, somente os avatares, sua posição e slogans são transmitidos na internet e são visíveis aos visitantes do site. O participante é completamente anônimo.

 

Como usar

 

1. Acesse o aplicativo manif.app (aqui)

2. Clique no botão “manifestar-se” e o seu avatar, de cor vermelha, irá aparece no mapa

3. Arraste o boneco no mapa até a manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília

 

Dicas

#1: Se desejar segurar um cartaz, escreva seu recado no campo de “slogan” no topo do lado esquerdo da tela.

#2: A vida do seu avatar é de 24 horas. Se desejar prorrogá-la, mude o seu slogan ou posição antes do final das 24 horas de sua criação.

#3: Se deseja acompanhar o número de manifestantes, clique regularmente em “atualizar” no topo da tela.

 

Confira a programacao completa aqui

 

Fonte: SBPC



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL