Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  05/05/2020


Povo Kokama divulga nota pública: “Pedimos socorro, estamos morrendo!”



 

Covid-19: Nós, POVO KOKAMA, pedimos socorro, estamos morrendo!

 

Nós, povo Kokama habitantes originários deste extenso território do Alto e Médio Solimões, viemos através desta DENUNCIAR para a mídia nacional e internacional e os órgãos públicos o descaso do poder público frente o combate da Covid-19 nesta região.

 

As cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Santo Antônio do Iça, Estado do Amazonas, encontram-se declaradas à contaminação comunitária.

 

O prefeito de Tabatinga e o DSEI (Distrito sanitário especial indígena) do Alto Solimões comunicaram que a situação está fora de controle. E nós, povo Kokama, estamos registrando óbitos todos os dias. Estamos aflitos e desesperados.

 

Nós estamos indignados devido à negligência, descaso e omissão do poder público a nível Federal, Estadual e Municipal.

 

Por ser uma região de fronteiriça com Peru e Colômbia, de grande mobilidade terrestre e fluvial, as ações das autoridades se tornam insuficientes.

 

O sistema de saúde público encontra-se sobrecarregado e sem os equipamentos necessários para responder a demanda de casos confirmados por este vírus.

 

Este maligno invisível, chamada “gripezinha”, está acabando com a vida de nossos parentes, nosso POVO KOKAMA.

 

Ainda o Estado, através da Sesai (Secretaria Nacional de Saúde Indígena) insiste em fazer diferença entre o atendimento de parentes que vivem na cidade e os que estão na aldeia.

 

Deixando o nosso povo ainda mais exposto para o contágio deste vírus.

 

Estamos sofrendo com a falta de atendimento, despreparo das equipes médicas e falta de estruturas hospitalares, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para receber os pacientes.

 

Soma-se ao descaso das unidades de saúde o desconhecimento no trato com os povos indígenas, negando a nossa identidade. De fato, o Hospital Militar HGUT de Tabatinga tem insistido em registrar na Declaração de Óbito do nosso parente como “pardo”.

 

Queremos deixar claro a todos que RANI não faz a gente indígena! E sim, o reconhecimento de nossos líderes e representantes natos KOKAMA.

 

Nós SOMOS INDÍGENAS ANCESTRAIS! Além das dores o que é perder um parente, os médicos aspirantes precisam estarem cientes dos fatos das ocorrências juntamente com Assistência Social.

 

Pois, fomos comunicados dos óbitos 24 horas após o falecimento. Sabemos da dificuldade dos profissionais de saúde, ao transferir um paciente faz-se o necessário o intercâmbio da totalidade da vida do estado do paciente, onde ocorreu o descaso com o nosso parente, nossa família o professor ANCELMO. A UPA não repassou os dados completo do nosso primo para HGUT, e agora a culpa é de quem?

 

Estamos indignados por essa fatalidade! Não tem mais respeito com NÓS indígenas! Independente de quem for, pois  todos são pessoas humanas.

 

Ressaltamos o apreço da compreensão de todos.

 

EXIGIMOS QUE Funai, Sesai e MPF atuem de forma URGENTE para o fortalecimento das unidades hospitalares nos municípios do Alto e Médio Solimões onde o vírus está se propagando com rapidez e matando os nossos parentes.

EXIGIMOS que se tomem as medidas necessárias para o isolamento social com mais vigor!

 

PEDIMOS que as autoridades Sesai e Funai disponibilizem transporte para deslocar os familiares de nossos parentes falecidos.

 

EXIGIMOS um mínimo de dignidade aos povos indígenas nessas horas difíceis e de dor.

 

Apesar de nosso ente querido fazer a travessias para a vida espiritual sem dor, eles continuam a nos apoiar nessa luta!

 

Lembramos de nossos parentes falecidos por Covid-19:

 

 Augustinho Samias – Aldeia Sapotal e falante materno

Idelfonso Tananta de Souza – Aldeia Sapotal

Lindalva de Souza Moura – Manaus

Anselmo Rodrigues Samias – professor da Aldeia Sapotal

Antônio Vela Sammp – Sapotal

Antônio Castilho – Manaus

Alberto Guerra Samias – Aldeia Sapotal

 

Assinamos esta carta os representantes legítimos do povo Kokama:

Glades kokama Rodrigues

Presidenta/ TWRK

E-mail: glladys12@hotmail.com

Eladio Kokama Curico

Presidente / OGCCIPK

E-mail: eladio.kokama@gmail.com

Edney Kokama Samias

Patriarca Tradicional

edney_cunha@hotmail.com

 

Foto: racismoambiental.net

Fonte: CSP-Conlutas



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL