Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  14/02/2020


Carta Aberta: entidades pedem respeito à autonomia em escolha para reitores



Por respeito à autonomia universitária, entidades representantes do setor da Educação – incluindo o ANDES-SN – entregaram, na quinta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), uma Carta Aberta contra a Medida Provisória (MP) 914/19, que trata sobre a escolha para reitores das universidades e institutos federais e Colégio Pedro II. O documento a rejeição da MP e o respeito a consulta na comunidade acadêmica.  

 

O governo Bolsonaro tem interferido na escolha dos dirigentes das universidades às quais é garantida constitucionalmente autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Em 2019, o presidente nomeou seis candidatos menos votados em eleições universitárias (UFFS, UFC, UFVJM, UFRB, UFTM e UFGD). Com a atitude, o governo quebrou uma tradição mantida há 15 anos de nomear os primeiros colocados da lista tríplice apresentada pela comunidade acadêmica.

 

"A educação federal no nosso país é algo muito precioso e mudanças na sua dinâmica devem ser amplamente discutidas com a comunidade acadêmica, pois, poderá trazer prejuízos irreparáveis. A MPV 914/2019 não foi precedida de nenhuma consulta ou discussão com a comunidade acadêmica, professores (as), técnicos(a)s administrativos da educação, estudantes (...) Por tudo isso consideramos que esta Medida Provisória representa um ataque de morte a autonomia e democracia nas instituições federais de ensino, portanto solicitamos que deixem a MP caducar ou que seja rejeitada", afirma trechos do documento.

 

A carta é assinada pelas seguintes entidades; ANDES-SN, Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

 

 

Leia aqui o documento na íntegra

 

Fontes: Fasubra e Adufop



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL