Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  27/01/2020


MPF entra com medida cautelar contra contratação de militares no INSS



 

 

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma medida cautelar junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para vetar a contratação de 7 mil militares que iriam atuar no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).  A ação do MPF questionou os salários altos e a ausência de um concurso público para a contratação dos mesmos, se configurando um ato inconstitucional. 

 

O plano do governo Bolsonaro seria passar por cima da lei e “acelerar” as contratações dos militares para o INSS. Segundo o subprocurador geral do TCU, Lucas Rocha Furtado, a situação não pode ser conduzida desta forma. “Não pode haver o direcionamento da contratação para militares da reserva, pois, nesse caso, é nítida a reserva de mercado que o Governo Federal está promovendo para remediar o impasse das filas de processos pendentes de análise”, declarou.

 

As contratações obrigatoriamente devem ser feitas por concurso, e não a livre escolha como planejava o governo Bolsonaro. Os custos de contratação de um militar da reserva que, por lei, pode receber 30% de adicional sobre seus proventos em caso de prestação de serviços civis, são de R$2071,42, o dobro do salário mínimo no país, evidenciando a nítida preferência do governo em beneficiar os militares.

 


Outras entidades agindo

 


A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), via sua assessoria jurídica, também impetrou ação popular contra contratação de militares para exercer funções no INSS. Segundo Moacir Lopes, dirigente da entidade, o problema não será resolvido caso o decreto do governo seja implantado. “O que deveria ser resolvido com concurso público, o governo Bolsonaro quer resolver com militarização do INSS”, afirmou.

 


Fonte: CSP-Conlutas & O Globo com edição da ADUA-SSind



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL