Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário UFAM - Coroado

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92  98138-2677


Viva Melhor


   


  22/01/2020



Paulo Guedes afirma que “pobres” destroem o meio ambiente



 

 

O grande inimigo do meio ambiente, para o ministro da Economia Paulo Guedes, é a pobreza. Segundo ele, as camadas da sociedade desfavorecidas economicamente “destroem porque estão com fome”. A afirmação foi feita durante seu discurso no painel “Shaping the Future of Advanced Manufacturing”, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta terça-feira (21).

 

 

Em 2019, o governo Bolsonaro adotou medidas que enfraqueceram as táticas de fiscalização ambientais e reduziram as verbas de custo para a proteção do meio ambiente, incentivando as práticas ilegais de madeireiros e garimpeiros, ampliando consideravelmente o desmatamento na região amazônica. Mas, para o ministro, o grande inimigo do meio ambiente é a pobreza. 

 


O discurso de Guedes desconsiderou a influência do setor neopentecostal ligado ao governo, que ataca e desrespeita as populações tradicionais e suas culturas, fortemente ligadas ao meio ambiente, como quilombolas, comunidades ribeirinhas, tradicionais de pescadores. Em 2019, diversas lideranças indígenas foram mortas em confrontos com madeireiros e garimpeiros invasores. 

 

 


Operações mostram os verdadeiros culpados

 

 

As operações de combate ao desmatamento da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas mostram que, ao contrário do que disse o ministro, não é o “pobre”, e sim os empresários milionários os verdadeiros responsáveis pelos maiores registros de exploração ilegal da floresta.

 

 

Iniciada em 2017 e tendo seu último desfecho em 2019, a operação ‘Arquimedes’ indiciou 22 empresários que tinham uma sociedade com 24 empresas com capitais sociais que chegam a R$ 10 milhões, e que, em menos de dois anos, desmataram 10 mil metros cúbicos de madeira. A declaração de Guedes, além de preconceituosa, tenta manipular a opinião da comunidade internacional sobre quem realmente são os inimigos da floresta no Brasil.

 


Fonte: CSP-Conlutas e coluna Claro&Escuro com edição da ADUA-SSind

 

Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário UFAM - Coroado

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92  98138-2677
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL