Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário UFAM - Coroado

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92  98138-2677


Viva Melhor


   


  03/12/2019



Caso Alter do Chão: Defensores da Amazônia são criminalizados



 

 

Quatro brigadistas de Alter do Chão (PA), conhecidos como “Guardiões da Floresta, foram presos sob a acusação de “atear fogo na mata para arrecadar doações”. Na quinta-feira (28), o juiz titular da vara criminal de Santarém, Alexandre Rizzi, que, um dia antes havia negado a liberdade dos acusados durante a audiência de custódia, aprovou a soltura do grupo por falta de evidências que comprovassem a acusação.


Uma investigação federal sobre as queimadas, com apuração feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em Santarém, aponta como prováveis responsáveis pelos incêndios, os grileiros, a ocupação desordenada da região e a especulação imobiliária.


Presos pela operação “Fogo do Sairé”, da Polícia Civil do Pará, Daniel Gutierrez Govino, João Victor Pereira Romano, Gustavo de Almeida Fernandes e Marcelo Aron Cwerner integram a Brigada de Incêndio de Alter do Chão, uma Organização Não Governamental (ONG), que atua no combate às queimadas na área de proteção ambiental da região. Segundo a polícia, a prisão em caráter preventivo ocorreu por suspeitas de que os brigadistas tenham ateado fogo em parte da vegetação da área de proteção, em setembro.


“Esse é mais um descalabro dos governos que tem interesse em comercializar, em entregar a Amazônia pró capital especulativo. Mentem, inventam provas e matam se precisarem. No Acre, nós conhecemos muito bem esse tipo de atuação por parte de grileiros, madeireiros e fazendeiros que querem explorar a floresta”, afirmou um dos seringueiros da reserva extrativista, Osmarino Amâncio.


Fonte: CSP-Conlutas com edição da ADUA-SSind



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário UFAM - Coroado

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92  98138-2677
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL