Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  31/05/2023


Coletiva de imprensa – Entidades apresentarão apoio à Greve da Educação no Amazonas



 

 

Com objetivo de prestar apoio à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da Educação do Estado do Amazonas que estão em greve desde o dia 17 de maio, entidades sindicais e estudantis realizarão uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (1 de junho), às 10h, no auditório Osvaldo Coelho, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA).

 

A atividade é convocada por ADUA, Assua, Sintesam, Sinteam, SitraAM/RR, Sintect/AM, Sinasefe, Fonasefe, CSP-Conlutas, CTB, APG/Ufam e Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

O movimento grevista dos(as) profissionais da Educação no Amazonas é formado por merendeiros(as), servidores(as) do setor administrativo, vigias, profissionais de serviços gerais, professores(as) e pedagogos(as) que reivindicam 25% de reajuste salarial.

 

Também estão na pauta de luta os reajustes do vale-alimentação e do auxílio-localidade, revisão do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), manutenção do plano de saúde e extensão para os(as) aposentados(as).

 

Intimidação

 

A categoria vem sofrendo com intransigência e autoritarismo do governador Wilson Lima (União Brasil). Logo no início da greve, por meio do Judiciário, o governo estadual tentou intimidar e criminalizar o movimento com uma multa de R$ 30 mil por dia, congelando as finanças da entidade representativa dos trabalhadores e das trabalhadoras. Também foram feitos descontos ilegais na folha de pagamento referente ao mês de abril, período em que a paralisação ainda não havia sido iniciada.

 

As entidades sindicais defendem a importância da solidariedade de classe e o fortalecimento da luta diante das arbitrariedades que o movimento grevista vem enfrentando na defesa dos seus direitos. Neste sentido, outras entidades e movimentos sociais, populares, sindicais e estudantis são convocados(as) a somarem forças na luta e se fazerem presentes na coletiva de imprensa.

 

Entidades participantes:

 

ADUA – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas

Assua – Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas

Sinteam – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sintesam – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas

SitraAM/RR –Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região

Sintect/AM – Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Amazonas

Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica

Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos servidores Públicos Federais

CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular Conlutas

CTB – Central dos Trabalhadores e da Trabalhadoras do Brasil

APG/Ufam – Associação de Pós-graduandos da Ufam

DCE/Ufam e DCE/UEA - Diretório Central de Estudantes da Ufam e da UEA

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL