Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  17/05/2023


Diretoria da ADUA critica proposta de Programa de Gestão por Resultados na UFAM



 

Tentativa de colocar a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sob a ótica da visão empresarial, precarização das condições de trabalho, adoção do trabalho remoto e ausência da representação estudantil no debate. Esses foram alguns dos pontos levantados por integrantes da Diretoria da ADUA em plenária sobre o Programa de Gestão por Resultados (PGR) realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade, na manhã da terça-feira (16), no auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais (FES).

 

A 1ª secretária da ADUA, professora Ana Cláudia Nogueira, ponderou que umas das primeiras questões para refletir é que o decreto que institui o PGR foi assinado no governo Bolsonaro, que não estava preocupado com as universidades e com os serviços públicos em geral. A docente afirmou que existe nesse modelo um grande dilema entre os interesses individuais e coletivos.  

 

“Por que nós vamos ajudar a sucatear as universidades mais ainda? Qual é o sentido da adesão a um programa de gestão que foca no teletrabalho quando a gente for brigar por recurso, quando a gente for brigar por aumento de verba de custeio e de investimento, se a universidade vai estar esvaziada?”, questionou a docente.

 

O PGR, ainda não aderido pela Ufam, é uma ferramenta de gestão que visa disciplinar o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas, com foco na entrega de resultados em duas modalidades, presencial e teletrabalho.

 

A ausência de estudantes na reunião foi criticada pelo 2º tesoureiro da ADUA, professor Jorge Barros, que enfatizou a necessidade da participação estudantil nas construções desses programas, pois a finalidade de uma universidade pública é totalmente diferente de uma universidade privada, não sendo coerente tratar resultados no mesmo sentido das empresas que visam lucro.   

 

 

Entre outros pontos, o presidente da ADUA, professor Jacob Paiva, enfatizou que o movimento docente organizado no ANDES-Sindicato Nacional tem a premissa de que a formação inicial em qualquer curso deve ser presencial e que o trabalho presencial docente é condição fundamental para a realização qualitativa das atividades acadêmicas.

 

“A Ufam é uma instituição pública com sentido social, com alto grau de responsabilidade com o futuro do país, com o futuro da Amazônia e com futuro do Estado. As escolhas não são inocentes, se tomadas de forma açodadas podem trazer consequências negativas”.

 

O docente conclama que o debate seja feito no nível da complexidade que o tema exige, pois já existem estudos extremamente avançados e profundos sobre essa tentativa de colocar as instituições públicas na ótica da visão empresarial,  tecnicista.

 

“O uso das tecnologias tem que ser entendido no contexto político geral. O desemprego em massa que as tecnologias estão gerando, a precarização do trabalho, leia-se a exploração do trabalho, estão ligados a esse processo de substituição do trabalho humano pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação”, completou Jacob Paiva.

 

Assista ao vídeo com resumo das falas da professora Ana Cláudia e do professor Jacob Paiva aqui.

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL