Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  08/05/2023


ADUA participa de Cerimônia de Posse do DCE da Ufam



 

 

Tomou posse na noite de sexta-feira (5 de maio de 2023), a gestão eleita do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A ADUA participou da cerimônia representada pelo 2º tesoureiro da Seção Sindical e professor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Jorge de Moura Barros. O evento ocorreu no Auditório Rio Solimões, no setor Norte do campus de Manaus. Há sete anos, o DCE/Ufam estava desativado.

 

"As minhas expectativas para essa gestão interina de um ano é a criação de Centros Acadêmicos nos cursos que ainda não possuem ou estão inativos, promover o Congresso dos Estudantes da Ufam, buscar unificar o movimento estudantil, mantendo uma gestão ativa, participativa e aberta ao diálogo.", afirmou a presidenta do Diretório, Beatriz Loureiro. 

 

Durante a posse, o docente proferiu um discurso  sobre a luta pelos direitos dos estudantes. “O mais importante de hoje do ressurgimento do DCE é a ideia que os nossos alunos não perderam a utopia, a utopia de ter uma sociedade melhor, trabalhar pela coletividade, um mundo melhor, sem discriminação e sem preconceito, todos nós temos que ter, docentes, discentes e técnicos, e discutir e lutar pela universidade”, afirmou o professor.

 

 

 

Eleito, os(as) integrantes do DCE assumem os compromissos de defender os interesses dos e das estudantes da Ufam e de lutar por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. A chapa do DCE foi eleita em 2023 para atuar por um ano.

 

Em uma sociedade que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídio, a vice-presidenta do DCE, Ana Rita Gomes, enfatizou o ativismo feminista no comando do DCE, que traz uma presidente e uma vice-presidenta, além de outras mulheres na composição da chapa. “Lutar por uma Universidade comprometida com o processo de humanização e com uma educação pautada na afetividade, no respeito, lembrando sempre que, interesses individuais não podem se sobrepor aos interesses coletivos é uma luta coletiva”, afirmou.

 

 

 

A cerimônia de posse contou ainda com a presença do reitor da Ufam, Sylvio Puga, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Diego Squinello.

 

Comitê de Luta

 

No dia 14 de abril, no auditório da ADUA, membros da então chapa-eleita do DCE participaram de uma reunião ampliada com docentes e técnico(a)-administrativos(as) da Universidade e votaram unanimemente pela criação de um Comitê de Lutas composto por representantes das três categorias. O Comitê será responsável por sistematizar as pautas comuns da comunidade acadêmica e mobilizar os segmentos a reivindicarem conjuntamente o atendimento das demandas.

 

Na ocasião da reunião, representantes da chapa eleita do DCE apresentaram as pautas específicas do segmento. Devido ao longo período de inatividade do Diretório, a atual gestão tem como prioridade a reorganização da entidade. “Entre as muitas demandas estão a obtenção de um espaço físico para atuação do DCE, a reativação do CNPJ da entidade”, explicou a vice-presidente da chapa eleita, Ana Rita Gomes.

 

Outras pautas dos(as) estudantes são o enfretamento do assédio, a cobrança de uma política de segurança, a abertura da Casa do Estudante, além de questões referentes ao Restaurante Universitário (RU), bolsas e assistência estudantil.

 

Fonte: ADUA com informações do DCE

 

Fotos: DCE



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL