Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  14/04/2023


Estudantes, docentes e técnicos(as) da Ufam aprovam criação de Comitê de Lutas



 

 

Docentes, Estudantes e Técnico(a)-administrativos(as) em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) votaram de forma unânime, na manhã desta sexta-feira, 14 de abril de 2023, pela criação de um Comitê de Lutas composto por representantes das três categorias. A reunião com tema central “Questões sobre a Luta Sindical e a Administração da Universidade”, ocorreu no auditório Professor Osvaldo Coelho, na sede da Seção Sindical, com participação na modalidade remota pela plataforma Google Meet.

 

O Comitê será responsável por sistematizar as pautas comuns da comunidade acadêmica e mobilizar os segmentos a reivindicarem conjuntamente o atendimento das demandas. Entre os desafios citados pelos participantes na reunião, se destacam: Calendário Acadêmico; Ocupação presencial da Ufam - que se encontra esvaziada após a pandemia da covid-19 e a oferta de aulas remotas; pavimentação das vias de acesso ao Campus Universitário; Políticas de permanência e assistência estudantil; segurança física da comunidade universitária; Casa dos Estudantes; entre outras.

 

Em sua fala de abertura da reunião, o presidente da ADUA, professor Jacob Paiva, ressaltou a importância da juventude nas lutas e da eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufam, há sete anos desativado. “É importante fortalecer o movimento estudantil, reativar os Centros Acadêmicos, a todos nós interessa um DCE organizado, forte e combativo”, disse.

 

 

Representantes da chapa eleita do DCE participaram da reunião e apresentaram às e aos presentes as pautas específicas do segmento. Após esse período inativo, a atual gestão do Diretório tem como prioridade a reorganização da entidade.  “Entre as muitas demandas estão a obtenção de um espaço físico para atuação do DCE, a reativação do CNPJ da entidade”, explicou a vice-presidente da chapa eleita, Ana Rita Gomes. 

 

Além dessas, outras pautas dos estudantes são o enfretamento da questão do assédio, a cobrança de uma política de segurança, a abertura da Casa do Estudante, além de questões referentes ao Restaurante Universitário (RU), bolsas e assistência estudantil. A chapa do DCE foi eleita em 2023 para atuar por um ano, mas ainda não teve posse efetivada pela Comissão Eleitoral, por isso entre os encaminhamentos da reunião desta sexta está a reivindicação da posse imediata.

 

O vice-presidente da ADUA, professor Aldair Andrade, destacou problemas do Calendário Acadêmico. “Nós não temos representação nos conselhos superiores, precisamos alinhar com os três segmentos para fazer pressão, com o atual calendário acadêmico, por exemplo, aprovado pelo conselho, o professor fica de férias, os alunos ficam sem aulas, ou professor dá aula nas férias, a participação coletiva é fundamental”. Neste ponto, Jacob destacou também que é necessária a pressão pela realização presencial das reuniões dos Conselhos Superiores.

 

 

Os e as participantes da reunião destacaram também desafios a serem superados na relação com a Administração da Universidade. Dentre elas estão implementação e operacionalização do sistema de controle de ponto; autorização para realização de pesquisas pelos(as) técnicos(as) da Ufam, que teve parecer desfavorável e relatoria do processo.

 

Um dos representantes dos TAEs presentes na reunião, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Diego Squinello, destacou a retomada da Estatuinte, que está parada, e problemas a compra de materiais necessários aos departamentos, principalmente, no que diz respeito às licitações que ficam pulverizadas, e impossibilitando o uso de toda a verba disponibilizada. “O ideal era, por exemplo, fazer pedidos maiores, reunindo as demandas”, comentou.

 

Outras demandas do segmento são em relação à possibilidade dos TAEs realizarem pesquisa. "No Consepe, a relatora deu um parecer desfavorável, nos apresentamos os casos de outras universidades, que tem até evento só com pesquisas feitas por técnicas, e ela retirou o processo de pauta para discutir essa questão, e a realidade é que nosso corpo técnico está se qualificado cada vez mais, tem feito mestrado e doutorado.

 

 Autazes

 

A professora Elciclei Faria chamou a atenção sobre o fato da Reitoria da Ufam de chancelar a exploração de minério em Autazes. Em sua página oficial, a Administração Superior publicou que a Universidade e a empresa Potássio do Brasil “selaram um acordo para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Autazes”. Na região em questão vivem indígenas do povo Mura.

 

“É vergonhoso que a reitoria tenha chancelado essa exploração, queremos deixar registrada a nossa indignação, precisamos lutar em defesa dos povos indígenas, essa não é uma luta só deles, mas de todos e todas nós, isso é mais uma forma de morte, sofrem os indígenas, sofrem os ribeirinhos onde a Potássio explora, peço o apoio de todos vocês”, disse a docente que, assim como a ADUA, compõe a Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI).

 

Sobre este assunto, a 1ª Secretária da ADUA, Ana Cláudia Nogueira, propôs que um dos encaminhamentos seja que os conselheiros e as conselheiras do Consuni exijam na próxima reunião um posicionamento da Administração Superior da Ufam sobre esse apoio à empresa Potássio do Brasil.

 

 

Organização

 

Em termos de organização dos trabalhos do Comitê estiveram encaminhamentos de criação de subcomitês de sistematização e de mobilização, dentro do Comitê de Lutas; a realização de reuniões de cada categoria para definição das pautas específicas e de escolha dos e das representantes para comporem o Comitê de Lutas; o agendamento da próxima reunião e, por fim, a deliberação das Lutas Gerais.

 

Os encaminhamentos gerais da reunião foram: 1) sistematização das pautas comuns; 2) criação de subcomitês de sistematização e mobilização; 3) pesquisa online das pautas das categorias; 4) ocupação presencial da Ufam; 5) políticas de permanência e assistência; 6) segurança física da comunidade; 7) Plano de Ação e Mobilização; 8) posse imediata do DCE; 9) Convite aos Pós-Graduandos para compor o Comitê; e 10) Inauguração da Casa do Estudante.

 

 

Fotos: Ascom ADUA/Daisy Melo

 

Fonte: ADUA 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL