Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  03/04/2023


“II Encontro Nacional das Universidades sob Intervenções” do ANDES-SN será realizado dia 4 de abril



 

 

Em defesa da autonomia e da democracia nas Instituições Federais de Ensino (Ifes), o ANDES-SN realizará o II Encontro Nacional das Universidades sob Intervenções, em Brasília (DF), no dia 4 de abril (terça-feira). A data marcará também o Dia Nacional de Luta e Mobilização contra as Intervenções e pela Autonomia e Democracia nas Universidades, Institutos Federais e Cefets. As seções sindicais podem indicar seus e suas representantes até 03 de abril, às 12h, pelo formulário disponível no link https://forms.gle/xPwKwT5P2irAZa1C7.

 

O 1º vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN e da coordenação do Setor das Ifes, Mario Mariano Ruiz, comentou que as atividades são deliberações do 41º Congresso, ocorrido em fevereiro, em Rio Branco (AC).

 

“Foi deliberado intensificar a luta contra as intervenções nas universidades, promovendo debates regionais e envolvendo toda a comunidade acadêmica, entidades sindicais de servidore(a)s docentes e técnicos, representação do movimento estudantil e sociedade em geral. Nesse sentido, compreendemos que seria fundamental construir um dia de nacional de lutas que abarcasse os temas das intervenções, da autonomia e democracia nas instituições”.

 

Em relação às intervenções nas Ifes, o ANDES-SN já se reuniu com o Ministério da Educação (MEC) para cobrar a revogação das nomeações feitas por Jair Bolsonaro que desrespeitaram os resultados das eleições nas instituições.

 

“O novo governo já sinalizou que não pretende reverter as nomeações dos interventores, o que, na prática, mantém o bolsonarismo conduzindo mais de 20 universidades federais, continuando as perseguições a docentes, estudantes e técnicos, o desrespeito às decisões dos conselhos, além de um conjunto de outras práticas autoritárias”, afirmou Mario Mariano Ruiz.

 

Programação

 

Entre as atividades previstas para o dia 4 estão painel sobre os enfrentamentos e a realidade das universidades sob intervenção, espaço que será destinado aos relatos das seções sindicais, ato em frente ao MEC, diálogo com parlamentares no Congresso Nacional e debate “O fim da lista tríplice: democracia e autonomia das Ifes”.

 

“A construção desse dia pelo conjunto da categoria é mais um passo na luta histórica do ANDES-SN para que as eleições de reitores e reitoras sejam radicalmente democráticas e que a escolha das comunidades seja respeitada, derrotando de vez o procedimento de lista tríplice. Para o Sindicato Nacional, essa não é uma pauta só sobre o tema da gestão, pois ela tem impacto direto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse o diretor do ANDES-SN.

 

Para avançar na luta contra as intervenções nas Ifes, o Sindicato Nacional apresentou à Câmara de Deputados uma proposta de projeto de lei denominado “Pelo Fim da Lista Tríplice”. O anteprojeto foi elaborado pela Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN, com base em debates e deliberações da categoria.

 

 

Programação do Encontro:

 

Dia 04 de abril de 2023

9h – abertura

9h30 – Painel: Enfrentamentos e realidade das universidades sob intervenção (espaço destinado aos relatos das seções sindicais)

Almoço

14h – Diálogo com parlamentares

16h – Ato em frente ao MEC

18h – Retorno ao ANDES-SN

18h30 a 21h30 – Mesa de debate: O fim da lista tríplice: democracia e autonomia das Ifes

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL