Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  03/03/2023


Docentes da ADUA dialogam sobre 41º Congresso do ANDES-SN



 

Na manhã da quinta-feira (02), parte da delegação da ADUA que participou do 41º Congresso do ANDES-SN realizou um balanço sobre o encontro. A reunião ocorreu de forma presencial na sede da Seção Sindical e de forma remota pela plataforma meet, no sentido de contemplar a participação de docentes que estão nos campi da Ufam fora de Manaus. Como encaminhamento, foi decidido que será realizada uma assembleia, com data a ser marcada após o recesso acadêmico, para compartilhar a avaliação sobre o congresso e outras sugestões sobre a dinâmica de atuação da ADUA nas ações sindicais. 

 

O presidente da ADUA, professor Jacob Paiva, afirma que “a realização dessa reunião é um compromisso político e ético da delegação da ADUA. Assim como ocorreu em outras Seções Sindicais, nós havíamos conversado sobre a necessidade de prestar conta pra nossa base. Foi feita reflexão política sobre o congresso, em relação aos temas , as questões que foram tratadas, tanto nos grupos mistos quanto nas plenárias, e outras diversas situações que aconteceram e que suscitam diferentes posicionamentos”.

 

O professor destaca que apesar de não ter sido feito um debate na base sobre todos os pontos que foram deliberados no encontro nacional, a ADUA conseguiu discutir, em assembleia, sobre o tema da continuidade ou saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas, o que foi positivo para definição de um posicionamento, no caso como ocorreu, que foi pela permanência da filiação.

 

“Houve uma certa composição majoritária dos que estavam presentes,  de que gente precisa propor uma comissão no nosso sindicato para repensar o processo de organização do congresso, a pauta, os momentos em que se pode apresentar textos de apoio, textos de resolução, porque mais uma vez nós não conseguimos dar conta do conjunto de textos de resoluções apresentados. E isso tudo será levado ao Sindicato Nacional”, explicou Jacob Paiva.

 

Foi consenso, entre os e as participantes, que a ADUA precisa melhorar sua participação quanto a elaboração de propostas de textos para os encontros nacionais, assim como ter maior intervenção da delegação nos grupos mistos e plenárias, mantendo assim a presença histórica e participação nas contribuições dos debates com o sindicato nacional.

 

Entre os membros da diretoria que estavam presentes, foi ainda reiterado o interesse em reorganizar grupos de trabalhos nas temáticas que o ANDES-SN tem discutido, para além das questões específicas da categoria, como salário, carreira e  orçamento das universidades.

 

A atividade contou com a presença das professoras Marinez França (ICSEZ) e Guilhermina de Melo (FIC) e dos professores Jacob Paiva (Faced), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Tomzé Costa (FIC), Lino João Neves (IFCHS), Jorge Barros (FES), Antonio Neto (IFCHS) e Raimundo Nonato (IFCHS).

 

As professoras Gisele Costa (Faced), Maria Eliane Vasconcelos (ICSEZ), Jocélia Barbosa (Faced) e o professor Marcelo Dayron (IEAA) não participaram da reunião por estarem em outras atividades.

 

Assembleia no IEAA

 

No Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), campi da Ufam em Humaitá, sindicalizados(as) à ADUA, já se reuniram em assembleia na noite do dia 15 de fevereiro, no Auditório Castanheiras (Circular Municipal), com as pautas: balanço sobre o 41º Congresso do ANDES-SN e demandas locais do campus.

 

Sobre o primeiro ponto, o professor Marcelo Dayron, que participou como delegado da ADUA no encontro docente, informou sobre as chapas apresentadas para as eleições dos ANDES-SN, explicou que nas discussões houve 16 falas, a favor e contra, sobre a questão da desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas, e apresentou alguns argumentos que foram utilizados para a aprovação da desfiliação.

 

O docente compartilhou ainda que no congresso apareceram outras questões, como falas sobre homofobia, denúncia de assédio sexual contra uma professora e manifestação de professoras pretas e pretos que reivindicaram paridade nas mesas e em todos os debates. Ele teceu a crítica de nos grupos mistos de discussão dos temas utilizava-se a maior parte do tempo para debater sobre redação de textos da diretoria do Sindicato Nacional, com menos tempo para debate dos conteúdos ou de Textos de Resoluções (TR´s) divergentes.

 

41º Congresso

 

Instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, o 41º Congresso do ANDES-SN ocorreu de 06 a 10 de fevereiro, em Rio Branco (AC).  Está disponível para leitura a Carta de Rio Branco, documento que sintetiza as deliberações do 41º Congresso do ANDES-SN. Foram cinco dias de debates sob o tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”.

 

Entre as principais deliberações está a aprovação da desfiliação do ANDES-SN da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).

 

Os delegados e as delegadas também aprovaram o Plano de Lutas do Setor das Instituições Municipais e Estaduais de Ensino (Imes/Iees) e o Plano de Lutas dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes), com decisão de intensificar a luta pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/2016, o Teto dos Gastos Sociais, e arquivar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, a Contrarreforma Administrativa.

 

A ADUA foi representada por 13 docentes, sendo delegadas as professoras: Maria Eliane Vasconcelos (ICSEZ) e Jocélia Barbosa (Faced). Como delegados, participaram os professores: Jacob Paiva (Faced), Marcelo Dayron (IEAA), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Tomzé Costa (FIC), Lino João Neves (IFCHS) e Jorge Barros (FES).

 

Como observadoras participaram as professoras: Marinez França (ICSEZ), Gisele Costa (Faced) e Guilhermina de Melo (FIC) e, como observadores, os professores: Antonio Neto (IFCHS) e Raimundo Nonato (IFCHS).

 

Fonte: ADUA

 

Foto: Sue Anne Cursino/ Ascom ADUA 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL