Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  17/02/2023


Docentes do IEAA/Ufam sindicalizados(as) à ADUA realizam assembleia



 

Docentes do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), campus da Ufam em Humaitá, sindicalizados(as) à ADUA, se reuniram em assembleia na  quarta-feira (15), às 19h, no Auditório Castanheiras (Circular Municipal), para debater os pontos de pauta: balanço sobre o 41º Congresso do ANDES-SN e demandas locais do campus. Os e as docentes encaminharam para a diretoria da ADUA sugestões sobre os temas: estrutura da universidade, questões educacionais e a luta pela recomposição salarial da categoria do funcionalismo público federal.

 

Sobre o primeiro ponto, o professor Marcelo Dayron, que participou como delegado da ADUA do encontro docente, realizado entre os dias 6 a 10 de fevereiro, em Rio Branco (AC), informou que quatro chapas foram apresentadas para as eleições dos ANDES-SN. Ele também explicou que nas discussões houve 16 falas, a favor e contra, sobre a questão da desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas, e apresentou alguns argumentos que foram utilizados para a aprovação da desfiliação.

 

O docente compartilhou que no Congresso apareceram outras questões, como falas sobre homofobia, denúncia de assédio sexual contra uma professora e manifestação de professoras pretas e pretos que reivindicaram paridade nas mesas e em todos os debates. Ele teceu a crítica de nos grupos mistos de discussão dos temas utilizava-se a maior parte do tempo para debater sobre redação de textos da diretoria do Sindicato Nacional, com menos tempo para debate dos conteúdos ou de Textos de Resoluções (TR´s) divergentes.

 

Diante do esclarecimento de que a partir da aprovação da desfiliação, não foi aprovado nenhum outro encaminhamento imediato, os e as docentes reunidos (as) avaliaram que a saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas enfraquece a luta sindical em geral e a luta em particular dos docentes das universidades. A docente Elis Regina Fernandes enfatizou que o ANDES-SN precisa ter uma política independente em relação ao governo.

 

“A avaliação geral dos professores é que saímos enfraquecidos em relação à desfiliação da CSP-Conlutas. Continua, portanto, a necessidade de se unir a uma Central e a de lutar pela unificação em uma única Central, de todos os trabalhadores, devendo ser pautada pela direção da ADUA em todos os fóruns”, afirma trecho da ata da reunião.

 

Sobre as demandas locais, o professor Valmir Flores falou sobre a expansão da Educação a Distância (EAD) e a não expansão dos cursos de graduação e pós, presenciais. As professoras Viviane Vidal e Elis Regina avaliaram que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  e BNC- Formação estão tanto piorando a qualidade do Ensino Médio quanto a formação dos licenciados do Ensino Superior.

 

A professora Ângela Maria Gonçalves citou ainda a Reforma do Ensino Médio e a necessidade de manter a luta contra estas contrarreformas que vieram para destruir a educação pública e a formação de professores.

 

Considerou-se, como avaliação geral, que é preciso centrar em calendários de luta, em reivindicações concretas, como a pauta salarial, a carreira, a luta pelas revogações das contrarreformas, porque isso pode unificar toda a categoria. A mobilização deve ser presencial e retomada de forma regular para aproximar o sindicato das bases.

 

Como encaminhamento à diretoria executiva da ADUA, os e as docentes que se reuniram decidiram pela indicação de que sejam feitos estudos sobre a estrutura física das unidades, em Manaus e nas unidades fora da capital, assim como sejam retomadas a discussão sobre a falta de docentes e de Tecnicos(as)-Administrativos(as) em Educação (TAEs), além de que a diretoria defenda que o ANDES-SN elabore um calendário de mobilização em torno da Campanha Salarial.

 

Outro encaminhamento foi é indicação de que a diretoria da ADUA prepare, em todos os campi, “Seminários” de formação sobre o panorama das políticas educacionais, sobretudo: a) no nível superior, a expansão do EAD e a necessidade defender o ensino público e gratuito; b) na educação, a luta para revogar as contrarreformas (Reforma do Ensino Médio, e a nova BNCC).

A sugestão é que o resultado destes Seminários possam gerar textos a serem encaminhados para a direção do ANDES-SN e para os Congressos da entidade.

 

A reunião foi organizada pelos representantes do Conselho de Representantes das Unidades (Crad) da ADUA no IEAA, professores Marcelo Dayron Rodrigues Soares e Douglas Ferreira de Paula. A ideia é que sejam realizados encontros mensais com o conjunto de docentes do IEAA. A próxima assembleia já está aprovada para acontecer no dia 12 de abril.

 

Foto: IEAA/Ufam

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL